Assembleia Legislativa do Amazonas celebra 20 anos da Escola do Legislativo com programação especial

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, na próxima quinta-feira (27/11), a partir das 9h, no auditório João Bosco, uma programação especial em comemoração aos 20 anos da escola do Legislativo Senador José Lindoso, instituição que se consolidou como referência nacional em formação cidadã, capacitação de servidores e promoção de políticas educacionais voltadas à sociedade amazonense.

“Ao celebrarmos os 20 anos da escola do Legislativo reconhecemos o compromisso da Assembleia com a formação cidadã e com o fortalecimento da democracia no Amazonas. A escola, ao longo dessas duas décadas, qualificou servidores e levou conhecimento à amazonenses, na capital e no interior. Nosso objetivo é seguir ampliando esse trabalho, garantindo que a educação legislativa continue sendo um instrumento de inclusão, participação e desenvolvimento para todo o Estado”, avaliou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

A cerimônia marca duas décadas de uma iniciativa criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29 de novembro de 2005, na gestão do então presidente Belarmino Lins, com a finalidade de promover a qualificação técnico-profissional do funcionalismo público e ampliar o diálogo entre o Parlamento Estadual e a população.

Desde então, a escola ampliou seus horizontes e passou a atender não apenas servidores, mas também estudantes, professores e moradores da capital e do interior, consolidando-se como um dos maiores programas de educação cidadã entre as Assembleias Legislativas do país.

Ao longo de sua trajetória, a escola do Legislativo formou cerca de 400 mil pessoas por meio de cursos gratuitos, palestras, projetos itinerantes e ações voltadas à Cidadania. Entre seus programas mais consolidados estão o Parlamento Jovem, o Conhecendo o Legislativo, o Cidadão de Berço, o Educando pela Cultura e o Educando pelo Amazonas.

Ao completar 20 anos, a escola do Legislativo reafirma sua missão: formar cidadãos críticos, qualificar servidores, promover inclusão e contribuir para o fortalecimento da democracia no Amazonas. Em tempos de desafios sociais complexos, suas ações representam um investimento direto na construção de uma sociedade mais consciente, participativa e justa.

Compartilhar este artigo