Ações preventivas no bairro Cidade de Deus

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), realizou, nesta quarta-feira, 19/11, uma força-tarefa de limpeza e desobstrução da caixa coletora e da galeria subterrânea da rua Ouro, no bairro Cidade de Deus, zona Norte. A intervenção devolve a plena capacidade de escoamento das águas pluviais e reduz significativamente o risco de alagamentos que afetam os moradores da área.

O serviço faz parte do pacote permanente de ações da prefeitura para manter a cidade preparada para o inverno amazônico, garantindo segurança e qualidade de vida à população.

“Estamos diariamente nas ruas, porque entendemos que infraestrutura é, sobretudo, cuidado com as pessoas. Ainda enfrentamos o desafio do descarte irregular de lixo, mas seguimos firmes, trabalhando para que o manauara não sofra com transtornos que podem ser evitados. A prefeitura faz a parte dela e contamos com o apoio da população para manter tudo funcionando”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Com o auxílio da “vareta”, que é uma ferramenta usada para identificar obstruções na REDE, e de um caminhão hidrojato, a equipe da Seminf atuou em cerca de 20 metros da galeria subterrânea. O maquinário realizou a sucção da água e a remoção de resíduos que obstruíam o fluxo da drenagem, como sacolas plásticas, garrafas PET e outros materiais descartados irregularmente. Após o serviço, o sistema voltou a operar normalmente, trazendo mais tranquilidade aos moradores.

“A equipe chegou preparada e equipada, e resolveu um problema que prejudicava muita gente aqui. Agora vai ficar muito melhor para nós”, comemorou a aposentada Rosa Lúcia da Costa, de 67 anos.

Com o sistema restabelecido, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com ações contínuas e preventivas em toda a cidade, trabalhando para entregar mais segurança, conforto e dignidade aos manauaras, especialmente nos períodos de fortes chuvas.

— — —

Texto – Eduarda Lira/Seminf

Fotos – Mário Melo/Seminf

Compartilhar este artigo