Prefeitura de Manaus avança com a 9ª intervenção viária da gestão e leva mais mobilidade e segurança à zona Leste

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus avança na transformação da mobilidade urbana da capital. Desta vez, com a 9ª intervenção viária da atual gestão, na avenida Autaz Mirim, no cruzamento com a avenida Itacolomy, bairro Armando Mendes, zona Leste da cidade. A ação, executada pela Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf) e em parceria com o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), marca a chegada desse modelo de obras ágeis, eficientes e de grande impacto a mais uma região de Manaus.

“Chegamos à zona Leste com a 9ª intervenção viária da gestão. Conforme a determinação do prefeito David Almeida, seguimos levando soluções rápidas e seguras para o trânsito de Manaus. Esse modelo vem dando certo, garantindo fluidez, segurança e mais qualidade de vida para quem se desloca todos os dias. Nossas equipes trabalham, diuturnamente, cuidando da cidade com atenção aos detalhes e compromisso com a população”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

O projeto, que integra o plano de mobilidade urbana da administração municipal, tem como foco principal aumentar a segurança e reduzir os riscos de acidentes em uma das vias mais movimentadas da zona Leste, com fluxo de aproximadamente 4.500 veículos, por hora, em cada sentido.

A intervenção contempla a implantação de um NOVO retorno semaforizado, que permitirá manobras seguras de veículos leves, pesados e do transporte coletivo, além da adequação da parada de ônibus com recuo exclusivo, rampas de acessibilidade, recuperação de calçadas e abertura do canteiro central em dois pontos estratégicos.

Segundo o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, o NOVO retorno vai organizar o tráfego e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários da via.

“Com o NOVO retorno, garantimos acesso seguro em ambos os sentidos, controlado por semáforo. Além disso, o tempo de travessia para pedestres será ampliado, reforçando o cuidado da gestão com a segurança de todos os que circulam pela avenida”, explicou Guedes.

Moradores e trabalhadores da região acompanham a obra e falam  dos benefícios. “Vai ser muito bom para nós. Antes, era difícil atravessar para pegar o transporte do outro lado, mas agora vai ficar ótimo. Nota 10 para esta obra”, comemorou Djalma Campos, 71 anos, morador do Armando Mendes há mais de quatro décadas.

O mototaxista Édio da Silva, 47 anos, também aprovou a iniciativa. “O fluxo vai melhorar em 100%. Com o semáforo e a organização, o trânsito vai fluir bem melhor,” agradeceu.

As intervenções já realizadas pela Prefeitura de Manaus incluem: avenida Djalma Batista com rua das Indústrias; avenida Constantino Nery; avenida Loris Cordovil; avenida Umberto Calderaro com rua Belo Horizonte; avenidas Coronel Teixeira e Pedro Teixeira; avenida Max Teixeira com rua São Judas Tadeu, no bairro Flores, zona Centro-Sul; avenida Constantinopla com avenida Dublin, no conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto, zona Centro-Oeste; e avenida Maceió com rua Belém, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com mais essa intervenção, a Prefeitura de Manaus reforça o compromisso de modernizar o trânsito, reduzir congestionamentos e garantir mais segurança e fluidez para motoristas, pedestres e usuários do transporte público.

A série de obras que já beneficiou diferentes zonas da capital segue comprovando que o modelo de intervenções rápidas, de baixo custo e alto impacto é uma estratégia que dá resultado e transforma a mobilidade urbana de Manaus.

— — —

Texto – Maria Amed e Valesca Martins/ Seminf

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom e Márcio Melo/ Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCAxeU

Compartilhar este artigo