O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) realizou a 40ª edição da maratona dos Bairros, para denunciar o total abandono dos bairros Monte Sinai e Vale do Sinai, na Zona Norte da capital, nesse domingo, (09 de novembro).
Durante a corrida, Guedes percorreu cinco quilômetros pelas ruas dos bairros e denunciou o abandono da Prefeitura de Manaus, que não tem realizado serviços de limpeza pública e recapeamento asfáltico no local, mesmo os moradores garantindo que contribuem anualmente com o IPTU.
Os bairros estão completamente abandonados e esburacados, isso porque as ruas estão tomadas por crateras e em algumas não é possível transitar devido ao mato alto que tomou conta das vias. Além disso, os moradores precisam colocar lixo, pedaços de madeira e cascalhos para evitar acidentes graves por conta dos buracos.
O problema se agrava em dias chuvosos, quando as ruas ficam cobertas por poças de lama nas crateras.
A infraestrutura das ruas piorou após os serviços de implantação de esgoto feito pela concessionária Águas de Manaus que destruiu as ruas que já estavam comprometidas.
‘’O que outros acobertam, a gente mostra e cobra. Já percorremos diversos bairros de Manaus e estão todos esquecidos pelo prefeito David Almeida e pelo vice Renato Júnior, em 5 anos de gestão não melhoraram nada da infraestrutura da cidade! Isso é inaceitável e vou cobrar até que cada rua seja asfaltada’’, cobrou.
A maratona dos Bairros surgiu em 2022, como uma forma de protesto à viagem do Prefeito de Manaus, David Almeida, que participou de uma maratona em Barcelona, na Espanha, e levou uma comitiva de servidores da Prefeitura com a justificativa de divulgar o turismo na capital. Na época, Rodrigo Guedes realizou sua própria maratona, que ocorreu na rua Barcelona, no bairro Nova Cidade, para mostrar a realidade dos bairros de Manaus.
Com a 40ª edição da maratona dos Bairros, Guedes completou 220 quilômetros percorridos em mais de 40 bairros de Manaus. As melhorias são cobradas mediante requerimentos e ofícios realizados pelo gabinete de Guedes. As maratonas já geraram mais de mil requerimentos cobrando a execução dos serviços da Prefeitura de Manaus.
Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)