
O deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil) cumpriu, nesta quarta-feira (05/11), em Manaus, uma intensa agenda com uma comitiva de vereadores do município de Boca do Acre (a 1.457 quilômetros de Manaus).
Participaram do encontro os vereadores Roderick Costa (MDB), presidente da Câmara Municipal de Boca do Acre; Raimundo do Posto (PP), vice-presidente; Ana do Raimundão (Mobiliza), 1ª Secretária; Ray Manoell, 3° Secretário (PSB); Falcão (Avante); Genésia Vale (PP); Lima do São Paulo (PL); Guilherme Barbosa (PSD); Kenedy Silva (UNIÃO Brasil) e Tássio Muniz (PSB).
O objetivo da vinda a Manaus foi discutir as necessidades mais urgentes da população bocacrense.
No início da tarde, Adjuto Afonso e os vereadores participaram de reunião com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Gustavo Picanço. Eles apresentaram um pedido para que o atendimento aos pequenos produtores do município seja agilizado através de um canal direto de comunicação entre a prefeitura e o órgão, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), de Boca do Acre.
O prefeito de Pauini, Renato Afonso (PSD) também participou do encontro. Ele pediu apoio ao presidente do IPAAM no envio de uma equipe para dar orientações técnicas na escavação de viveiros para uma associação de piscicultores do município.
No fim da tarde, o deputado participou, ainda acompanhado dos vereadores, de um evento do Governo do Estado, no qual o governador Wilson Lima (UNIÃO Brasil) apresentou as ações que serão levadas pelo Amazonas para o COP 30, que acontecerá em Belém (PA).
Zoneamento Ecológico-Econômico
O parlamentar aproveitou a oportunidade para levar ao governador a demanda apresentada pelos vereadores de Boca do Acre sobre a implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no município. Após ouvir o pedido, o governador determinou a realização de um plano, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), que vai acelerar a implantação do ZEE.
“O governador já pediu, tanto à SEDECT, quanto à SEMA, que providenciem o Zoneamento. Esse é o melhor caminho para os municípios da região do Purus. Tanto os vereadores, que representam a população em nível municipal, quanto eu, que sou o representante estadual, estamos muito felizes com a sensibilidade do governador Wilson Lima”, agradeceu Adjuto.
UNIÃO
Ele reforçou ainda o compromisso de seu mandato com o povo bocacrense e agradeceu a parceria com os representatividade da Câmara Municipal, destacando a importância do bom relacionamento institucional entre os poderes legislativos do estado e de Boca do Acre.
“A UNIÃO entre os poderes é essencial para que possamos avançar juntos. Nosso mandato segue à disposição para contribuir com o desenvolvimento da região”, afirmou o deputado.