
Na sessão plenária do Legislativo Estadual desta quarta-feira (5/11), data em que se celebra o Dia Nacional da Cultura, o deputado Comandante Dan (Podemos) defendeu a cultura como uma atividade social e economicamente sustentável.
“Cultura tem a raiz no ato de cultivar. E, num dia tão importante, precisamos lembrar da necessidade de cultivar as manifestações culturais, os costumes, as tradições, as artes e a produção de conhecimentos como uma forma de sustentabilidade da nossa gente. Temos diversos aspectos, um prisma inteiro envolvido: sustentabilidade quanto à nossa ancestralidade, à perpetuação dos saberes ancestrais e populares, à geração de autoestima, de trabalho e renda. Tenho imenso prazer em apoiar, das formas mais diversas possíveis, diferentes manifestações culturais produtivas, desde a moda autoral com foco em matéria-prima local até o encontro de bateristas. É sempre um prazer perceber o quão fértil é o solo da cultura”, avaliou.
O parlamentar tem destinado emendas impositivas para apoiar a Orquestra Sinfônica do Amazonas e o projeto de moda autoral Amazon Poranga, além de recursos direcionados a eventos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura. Recentemente, também apoiou o Encontro Estadual de Bateristas, realizado no Largo São Sebastião.
“O alcance da cultura vai além do entretenimento. Está diretamente ligado à inclusão social, à economia criativa e à geração de trabalho e renda, além de contribuir para o desenvolvimento da autoestima amazonense e da produção sustentável. PODE parecer curioso que um parlamentar militar da reserva e evangélico apoie projetos de arte e moda, mas eu não sou ignorante. Tenho plena consciência da importância dessas iniciativas e do que elas podem representar no futuro. Também sei que represento o coletivo de cidadãos do meu Estado — e eles se expressam pela cultura e pelas artes”, disse.
A data
O Dia Nacional da Cultura é comemorado em 5 de novembro, em homenagem ao nascimento do jurista, político e escritor Rui Barbosa.
A data foi instituída para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, formada por uma variedade de cores, sotaques, temperos e tradições que compõem a identidade nacional.