
O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O objetivo é alertar o público masculino sobre a importância da atenção à saúde, da realização de exames de rotina, especialmente a partir dos 40 anos, além da manutenção de uma alimentação saudável e da prática regular de atividades físicas.
Em sintonia com a mobilização mundial, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou, nesta segunda-feira (3/10), no Centro Médico José Carlos Avelino, a triagem e as inscrições dos servidores efetivos, comissionados e aposentados interessados em participar da campanha voltada à prevenção e aos cuidados com a saúde do homem.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), afirmou que a Assembleia Legislativa reafirma, com a campanha Novembro Azul, o seu compromisso com o bem-estar e a saúde dos servidores.
“A prevenção é o caminho mais seguro para garantir qualidade de vida, e é por isso que disponibilizamos exames e atendimentos voltados à saúde do homem, reforçando o papel social da Aleam como uma Casa que cuida das pessoas”, destacou.
De 3 a 6 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Médico da Casa, serão disponibilizadas 120 vagas destinadas a servidores efetivos, comissionados, aposentados e disposicionados a partir de 40 anos de idade ou com histórico familiar de câncer.
O diretor de saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, explicou que há mais de uma década o mês de novembro é tradicionalmente dedicado à saúde do homem e à conscientização sobre o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.
“A campanha é fundamental para a saúde do homem, com foco na próstata, mas, na verdade, valorizamos o homem como um todo. Queremos saber como está a saúde dele. Essa avaliação nos traz essas informações e também promove a educação em saúde. É importante que as pessoas se importem com o corpo, que fala com cada um de nós”, afirmou.
O médico destacou ainda que o foco da campanha é o câncer de próstata e reforçou que homens com histórico da doença na família devem procurar os exames preventivos já a partir dos 40 anos.
“O câncer de próstata mata muitos homens quando é descoberto em uma fase avançada da doença. Quando ele é diagnosticado precocemente, a maioria absoluta dos pacientes fica curada. O trabalho de prevenção é justamente para identificar qualquer alteração o quanto antes, permitindo que possamos intervir e alcançar a cura”, ressaltou.
Arnoldo Andrade acrescentou que, neste mês de novembro, serão amplamente discutidas as doenças que acometem o homem, por meio de parceria com clínicas para a realização dos exames de dosagem hormonal (PSA Total) e ultrassonografia (USG) de próstata. Após essa etapa, será feita a avaliação médica em consultório, com profissionais de urologia, responsáveis pela análise do histórico clínico dos pacientes.
Para o servidor Eduardo Jorge, que trabalha na Assale (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), ele todos os anos participa da campanha Novembro Azul para prevenir doenças.
“Essa já é a décima vez que vou fazer os exames no Novembro Azul da Aleam. O exame é muito importante para os homens que devem deixar o preconceito em fazer o exame do toque achando que vai tirar a sua masculinidade. O exame do toque é de extrema importância que onde se comprova se está tudo bem. Já tenho 67 anos e apenas faço os exames de rotina todo ano para acompanhar”, explicou.
Cronograma
exames: PSA Total e ultrassonografia (USG) de Próstata
Datas: 6 e 7 de novembro (conforme agendamento realizado na triagem, das 8h às 12h)
Local: Centro Médico da Aleam
consulta médica: 25 de novembro
Local: Centro Médico da Aleam