Comissão aprova projeto que classifica dificuldade de comunicação como deficiência

Redação
Por Redação

22/10/2025 – 20:02  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Fernanda Pessoa, relatora da proposta na comissão

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui a dificuldade de comunicação como um dos impedimentos que caracterizam a pessoa com deficiência. O texto aprovado altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão).

Foi aprovado o substitutivo da Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 3135/24, do deputado Marangoni (UNIÃO-SP). O NOVO texto também obriga o Sistema Único de saúde (SUS) a oferecer atendimento integral e multidisciplinar a pessoas com dificuldade de comunicação, incluindo exames, medicamentos e terapias.

Relatora na comissão de saúde, a deputada Fernanda Pessoa (UNIÃO-CE) incluiu no texto a participação de fonoaudiólogos na equipe multidisciplinar, que já previa profissionais das áreas de medicina, de psicologia, de nutrição e de fisioterapia.

“Devemos pontuar que a equipe de atendimento do SUS deverá também contar com profissionais de fonoaudiologia, fundamentais para o tratamento de pessoas com dificuldade de comunicação”, disse a relatora.

Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto depende de aprovação na Câmara e no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

Assuntos
Compartilhar este artigo