A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, sábado, 11/10, a final da modalidade do handebol masculino e feminino da 5ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed (Jiss). O evento, que aconteceu na escola municipal Carlos Gomes, bairro Compensa, zona Oeste, contou com nove times e mais de 130 servidores envolvidos da REDE municipal de ensino.
O evento, organizado pela Subsecretaria de Administração e Finanças (Ssaf), com apoio da Divisão de Pessoal e do Núcleo de Qualidade de Vida, tem o intuito de promover bem-estar, integração e saúde aos servidores da educação municipal.
A edição deste ano contou com a participação de mais de 1.500 servidores e, até o final dos jogos, a Semed espera envolver aproximadamente 4.000 profissionais. A programação inclui ainda outras modalidades, como vôlei de praia 4×4, basquete 3×3, badminton, dominó, natação, xadrez, tênis de mesa, corrida e caminhada. Uma novidade nesta edição foi a inclusão do handebol.
Sobre a modalidade de handebol, o coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida da Semed, Mateus Matos, disse que, nesta edição, a participação das servidoras foi bem mais intensa.
“Tivemos seis equipes só no naipe feminino, e isso demonstra que tivemos uma participação feminina massiva, e o engajamento das servidoras, que representam a maior parte do público da Semed. Ficamos muito felizes e Podemos dizer que essa modalidade foi um sucesso no Jiss deste ano”, afirmou.
O coordenador afirmou, ainda, que a edição do Jiss de 2025 teve um balanço positivo. “Estamos no terceiro mês, com várias modalidades em fase eliminatória. A queimada já foi finalizada com sucesso, o futsal e o futebol society estão nas quartas de final. Essa edição contou com uma forte participação dos servidores e o engajamento das equipes. A 5ª edição do evento está sendo muito positiva”, completou.
A inclusão da modalidade de handebol no Jiss de 2025 foi vista com bons olhos pelos servidores, segundo Railson Queiroz, gestor da escola municipal Estrela da Manhã, que estava competindo pelo time Rural handebol Clube.
Railson destacou a satisfação dos servidores e praticantes com a inclusão inédita do handebol no Jiss. Segundo ele, a modalidade era solicitada desde o início do projeto, mas a demanda inicial era baixa. “Com a UNIÃO de professores, foi criado um projeto-piloto que teve grande sucesso, comprovado pelo alto número de participantes neste ano”, ressaltou o servidor.
Classificação final da modalidade de handebol
Feminino
1° Lugar – Delicadas Hand
2° Lugar – Delicadas Gold
3° Lugar – Delicadas HB
Masculino
1° Lugar – Sem talento
2° Lugar – Rural handebol Clube
3° Lugar – Super Norte handebol
— — —
Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Divulgação/Semed