Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve foco na discussão sobre mudanças climáticas sustentabilidade

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
Durante a participação na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada entre os dias 06 e 10 de outubro, em Luziânia (GO), no entorno do Distrito Federal (DF), os 12 estudantes da REDE estadual de ensino que integram a delegação amazonense puderam acompanhar de perto a preparação do país para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém (PA), no início do mês de novembro.
Em cinco dias de conferência, os jovens delegados participaram de oficinas, gincanas e desafios de emergências climáticas, rodas de conversa e uma feira de mostra de projetos sobre povos originários, educação ambiental, inclusão e diversidade nas escolas. Ao todo, a etapa nacional da CNIJMA reuniu cerca de 800 participantes de delegações dos 26 estados e do Distrito Federal em uma grande celebração da juventude e da sustentabilidade.
O primeiro dia de atividades contou com apresentações culturais e falas de autoridades do Ministério da educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), destacando a importância da educação ambiental nas escolas. No segundo dia, os participantes se dividiram em oficinas temáticas inspiradas no conceito guarani de Arandu, que simboliza a sabedoria construída pela escuta e pela sensibilidade, promovendo espaços de diálogo, experimentação e aprendizado coletivo.
De acordo com a coordenadora de educação Ambiental da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, Thelma Prado, a conferência oportunizou aos estudantes a vivência de experiências de ciência, arte, cultura e educação ambiental, protagonizando discussões sobre mudanças climáticas, combate à desinformação e sustentabilidade.
“Esses jovens vão voltar para Manaus, para os seus municípios, e serão sementes que vão multiplicar esses momentos de oficinas, diálogos, trocas de experiências com os outros estados. Podemos levar para a Amazônia, mas com o olhar da Amazônia, dos seus delegados e professores, para que possamos melhorar e cuidar cada vez mais dessa floresta que tem uma grande importância para o Brasil e para o mundo”, destacou.
Carta compromisso
No terceiro dia de conferência, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da educação, Camilo Santana, os estudantes entregaram aos chefes de Estado a Carta Compromisso das Crianças e Jovens pelo Futuro do Planeta e a Carta Musical Raiz que Floresce. Os documentos foram elaborados pelos jovens delegados inspirados na lenda guarani Terra sem Males, uma narrativa ancestral que expressa o desejo por uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
A carta contém os compromissos construídos coletivamente durante a conferência. Entres eles estão o entendimento de que não existem problemas ambientais, apenas sintomas ambientais dos problemas causados pelos seres humanos, e o comprometimento com o apoio à luta e resistência de povos indígenas, comunidades quilombolas, agricultores familiares para a transformação social e ambiental por meio de suas tecnologias ancestrais.


O documento será entregue pelo presidente Lula a outros chefes de Estado presentes na COP30. Para a professora Rosa Mery Oliveira, da escola Estadual (EE) Senador Álvaro Maia, localizada em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), que está acompanhando a estudante Flaviane Reis, a conferência oportuniza vivências que poderão ser compartilhadas com os demais estudantes na unidade de ensino.
“Para nós é um momento de aprendizado, um momento em que nós estamos podendo coletar, realmente sensibilizar com o tema que está sendo abordado. A experiência é nova, mas o aprendizado é contínuo e estamos aí para fazer a diferença no município onde nós moramos”, afirmou.
A professora coordenou a aluna Flaviane Reis no projeto “À mesa com ciências: alimentação, cultura e sustentabilidade”, que, em Parintins, integrou saberes científicos, práticas alimentares e consciência ambiental, incentivando o debate sobre temas relevantes como o desperdício da merenda escolar e a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano escolar.
“Vir de um interior do Amazonas e participar de uma conferência em outro estado é uma das coisas mais importantes para mim, e acredito que esse é só o começo de outras oportunidades e portas que vão se abrir para mim”, destacou Flaviane.
O post Estudantes da rede estadual do Amazonas contribuem para carta de compromissos ambientais que será apresentada na COP30 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.