Sinésio Campos propõe Audiência Pública para receber as demandas das mães atípicas

Reporter da Cidade

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) apresentou, nesta quinta-feira (9/10), um Requerimento para a realização de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com o objetivo de ouvir as demandas e desafios enfrentados pelas mães atípicas,  mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos com deficiências, síndromes, transtornos (como o autismo) ou doenças raras.

A convocação ocorre poucas semanas após a aprovação e sanção da Lei n.º 7.768/2025, de autoria do parlamentar, que institui o programa “Cuidando de Quem Cuida”, uma política pública inédita no Estado que garante apoio psicológico, terapêutico e social às mães e cuidadoras de pessoas com deficiência.

“Estou apresentando hoje um requerimento para uma Audiência Pública. Já conseguimos a aprovação da lei, garantindo os direitos dessas mães. Agora queremos ouvir quais são os principais desafios enfrentados por elas e as principais demandas que necessitam do apoio do poder público. Essa é uma política ampla, que depende do esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal, e vamos trabalhar para que esses direitos sejam assegurados”, afirmou Sinésio Campos.

Segundo o parlamentar, a audiência será um espaço de diálogo direto com mães, associações, profissionais da saúde, educação e assistência social, além de representantes do governo. O objetivo é identificar ações prioritárias para efetivar o programa e ampliar a REDE de apoio prevista na lei.

A legislação, sancionada em 15 de setembro de 2025, estabelece uma estrutura de atendimento psicológico e terapêutico permanente, iniciativas de autocuidado e prevenção de transtornos emocionais, além de capacitação de profissionais para lidar com famílias atípicas de forma mais empática e preparada. Também estão previstos serviços de cuidado domiciliar, centros especializados e campanhas de conscientização e combate ao preconceito.

Compartilhar este artigo