Em reunião com a nova diretora da escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz, professora Francisca Maria Picanço, nesta segunda-feira (06/11), o deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil), acompanhado do vereador Diego Afonso (UNIÃO Brasil), se comprometeu em apoiar a reestruturação do Festival Folclórico Marquesiano, tradicional evento celebrado anualmente há mais de 50 anos na instituição de ensino, que evidencia manifestações culturais, sendo reconhecido como patrimônio cultural do estado, com apresentações de danças folclóricas em categorias como Quadrilha, Nacional e Internacional, dentre outros estilos do gênero.
Para o parlamentar, a retomada da grandiosidade do Festival Marquesiano é fundamental para promover a integração da comunidade, lazer e oportunidades de renda, não só para os moradores do local, mas também de toda a zona Oeste da capital.
“O festival é uma importante ferramenta para a preservação e difusão da cultura popular, atraindo famílias e fãs de diversas partes da cidade. As minhas origens estão aqui no bairro do São Raimundo e por isso me sinto na obrigação de contribuir com o resgate de uma tradição tão importante para a comunidade”, afirmou o deputado.
A diretora da escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz, que assumiu o cargo há exatamente 30 dias, Francisca Maria Picanço, afirmou que uma das prioridades de sua gestão será o resgate cultural do Festival. Ela comemorou o compromisso firmado pelo deputado Adjuto Afonso e pelo vereador Diego Afonso em contribuir com a realização do evento no ano que vem.
“Nosso objetivo é firmar parcerias. O deputado veio com muitas propostas para nossa escola, visando o nosso festival do ano que vem. Estamos tentando transformar a nossa comunidade escolar para melhor e essas parcerias são muito bem vindas. Agradeço muito a visita, estamos aqui para acolher e transformar as vidas dos nossos alunos e da nossa comunidade”, finalizou.
Festival Marquesiano
Realizado, anualmente, no bairro de São Raimundo por alunos e ex-alunos da escola Estadual Marquês de Santa Cruz, o Festival Folclórico Marquesiano foi criado em 1972 pela então diretora da escola Estadual Marques de Santa Cruz, irmã Armandina, que percebeu que ocorria no entorno da escola um grande envolvimento da comunidade de São Raimundo para realização da atividade.
Ela, então, resolveu aliar o folclore às atividades curriculares da escola. Hoje, parte da organização do Festival Folclórico Marquesiano é feita por moradores da comunidade, alunos e ex-alunos da escola Estadual Marquês de Santa Cruz.
Raízes
O deputado Adjuto Afonso, que é natural de Pauini, na Calha do Purus, chegou em Manaus com 14 anos para estudar, e foi morar no bairro de São Raimundo, onde passou sua adolescência, cresceu, formou família e mantém até hoje uma relação próxima com a comunidade, onde tem parentes e amigos.