A escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reunirá na segunda-feira (29/9), um público formado por 300 praças e cadetes oficiais, entre homens e mulheres, da polícia Militar do Amazonas (PMAM), para a segunda etapa e encerramento da campanha do Setembro Amarelo, com o tema “Ideação suicida: eu escolhi viver”. O evento terá início às 9h no auditório Deputado Belarmino Lins.
Para a coordenadora do evento, pedagoga Jacy Braga, a finalidade da campanha é ampliar o debate, reduzir estigmas e preconceitos, promover a empatia e disseminar informações para quem estiver precisando de suporte.
“Falar sobre a depressão e a ideação suicida não é falar sobre morte, é falar sobre vida, e toda vida importa. Porém, a informação, passada por especialistas, é fundamental para orientar todos aqueles que estão precisando de ajuda, e para isso teremos a participação das especialistas Lidiany Cavalcante, membro do Núcleo de Pesquisa e de saúde Mental da UFAM, e a psicóloga Luziane Vitoriano, da UniNiltonLins. Não Podemos tratar essas doenças e transtornos com opiniões e achismos, mas com a fala e a orientação de especialistas que podem e que sabem como ajudar”.
Na terça-feira (23/10), a primeira etapa da campanha recebeu 300 estudantes de sete escolas de Manaus: Colégio Amazonense Dom Pedro II, CETI Gilberto Mestrinho, E.E. Prof. Alice Salerno Gomes de Lima, E.E. Padre Pedro Gislandy, E.E. Ernesto Penafort, E.E. Belarmino Alves Marreiro e CETI Profª. Dariana Zuleica Correa Lopes. Eles foram orientados, por meio de especialistas, sobre a importância da saúde mental e sobre a prevenção ao suicídio.
Sobre o Setembro Amarelo
Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo.
E, desde 2014, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com a campanha.
O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo.