Prefeitura de Manaus celebra Dia da Árvore

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou uma programação em alusão ao Dia da Árvore, celebrado mundialmente em 21 de setembro. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 19/9, no Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e teve o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da floresta para a qualidade de vida.

“Hoje é um dia de reflexão para nossa sociedade, em relação ao que queremos para o nosso futuro. Contamos muito com a população para nos ajudar a manter as árvores que plantamos, evitando o vandalismo e as queimadas. Na gestão do prefeito David Almeida, temos números elevados de plantio e doação de mudas e queremos fazer mais”, afirmou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

A arborização desempenha um papel fundamental na melhoria do ambiente urbano, oferecendo uma série de benefícios ecológicos e sociais. Por isso, a Prefeitura de Manaus realiza a gestão das áreas verdes, atividades de educação ambiental, de fiscalização, licenciamento e de arborização. De janeiro de 2021 a agosto de 2025 foram plantadas mais de 45 mil mudas na cidade. No mesmo período, foram doadas mais de 340 mil mudas. As árvores ajudam a prevenir enchentes, a reduzir o aquecimento global, amenizar o clima, melhorar a qualidade do ar, garantir a sobrevivência de espécies da fauna e promover a saúde e bem-estar da população.

alunos da escola municipal Solange Nascimento, localizada no quilômetro 25 da BR-174, zona rural, participaram da programação que contou com a palestra “A Importância da Floresta”, realizada pela mestre em ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia e chefe da Divisão de Análise Técnica e Apoio às Áreas Protegidas da Semmasclima, Angeline Ugarte Amorim. 

“Precisamos ocupar os espaços, mantendo exemplares da nossa vegetação, para que os serviços ecossistêmicos não se percam. Esses alunos vão sair daqui hoje um pouco mais empoderados de afeição e identidade com o nosso bioma”, destacou.

A estudante Rebecca Gomes esteve no Parque do Mindu pela primeira vez. “A gente aprendeu muitas coisas sobre o cuidado com as árvores e que ela é importante para a nossa vida, não só no Dia da Árvore, mas em todos os outros”. 

Além da palestra, houve de teatro de fantoches, sensibilização sobre a Prevenção às Queimadas, doação de mudas e plantio simbólico de mudas Sumaúma e Seringueira.

— — —Texto – Taianna Castro / SemmasclimaFotos – Valdo Leão / SemcomDisponíveis em –https://flic.kr/s/aHBqjCuJyA

Compartilhar este artigo