Nesta terça-feira (16/9), a Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e drogas (Fenapred) promoveu uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A programação contou com a distribuição de laços amarelos a servidores no Hall Homero de Miranda Leão, além de panfletagem e entrega de cartilhas com orientações sobre sinais de alerta para prevenção ao suicídio, formas de ajudar e locais de apoio disponíveis. Também foi realizada a palestra “Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio”, no miniplenário Cônego Azevedo.
O presidente da Fenapred, deputado João Luiz (Republicanos), destacou o compromisso da Frente com a juventude.
“Falo muito com os jovens e essas palestras são importantes porque muitos abandonam os estudos em razão da ansiedade e de problemas emocionais. Muitos não têm estrutura familiar ou apoio emocional e acabam se perdendo. O Setembro Amarelo encoraja as pessoas a buscarem ajuda para fortalecerem suas emoções”, afirmou.
estudantes do ensino médio da escola Estadual Dulcineia Varela Moura também participaram das ações. Eles acompanharam palestra ministrada pela psicóloga Larissa Navarro, que reforçou a importância da conscientização.
“A intenção é que os jovens sejam multiplicadores. Eles podem conhecer alguém que sofra de depressão ou ansiedade, ou até mesmo vivenciar pensamentos depressivos sem saber como Agir. Muitas vezes, os pais também não conseguem identificar o problema ou não sabem como lidar com a situação de um filho em sofrimento mental”, explicou.
O estudante Luiz Fernando Lima Nogueira, de 15 anos, aprovou a iniciativa.
“Esse tema é muito importante porque precisamos aprender a ajudar quem sofre. Às vezes temos um colega próximo enfrentando dificuldades como a depressão, que PODE ser silenciosa. Identificar o problema o mais cedo possível ajuda a evitar consequências mais graves”, disse.