PIC da prefeitura é apresentado em congresso internacional

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), participou, de 3 a 6/9, do congresso internacional EARS Kids 2025, que aconteceu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em Porto Alegre (RS). Representando a REDE municipal de ensino, a professora Mariana Pedrett apresentou o Programa de Reabilitação Auditiva para Crianças Usuárias de Implante Coclear (PIC), voltado ao atendimento especializado de crianças com deficiência auditiva matriculadas na Semed.

O congresso reuniu especialistas, profissionais da saúde e pesquisadores de diversas partes do mundo para debater avanços no diagnóstico, intervenção precoce, reabilitação e uso de tecnologias na área.

No dia 5/9, Mariana Pedrett apresentou como a educação municipal de Manaus desenvolve o PIC, que conta com uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo especializado em reabilitação auditiva, psicopedagogo com foco em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e surdez, além de atendimento psicológico às famílias. 

“Fui convidada pelos organizadores do evento porque eles acompanham o nosso trabalho em Manaus. O resumo da apresentação foi mostrar a metodologia utilizada, o funcionamento do projeto, sua estrutura, bem como a forma como avaliamos e atendemos enquanto equipe, incluindo nossa participação nas escolas. O objetivo foi compartilhar modelos e experiências de atendimento em programas educacionais especializados, mostrando como garantimos apoio às crianças e às famílias no processo de aprender a ouvir e falar”, explicou a professora

Durante a palestra, Mariana também destacou a experiência realizada em 2024, com a ação “Meu amigo usa implante coclear”, que sensibilizou alunos a acolherem colegas com deficiência auditiva. A iniciativa integra as estratégias da Semed para tornar o ambiente escolar mais inclusivo, silencioso e acolhedor, orientando professores e gestores sobre práticas adequadas ao público em reabilitação auditiva. 

O EARS Kids deste ano abordou temas como triagem auditiva neonatal, implante coclear, malformações da orelha média e interna, otite média crônica, terapia auditivo-verbal e até aplicações da inteligência artificial na surdez infantil.  

Para a Semed, a presença no congresso representa uma oportunidade de trocar experiências, fortalecer parcerias e trazer novas práticas para a realidade educacional de Manaus

“A presença da Semed no EARS Kids 2025 reforça nosso compromisso com a inclusão e com uma educação de qualidade. Eventos como esse nos ajudam a trazer práticas mais atualizadas e sensíveis às necessidades dos nossos estudantes com deficiência auditiva”, concluiu a gerente da educação especial, Amanda Macanoni.

— — —

Texto – Alexandre Abreu/Semed 

Fotos – Divulgação/Semed 

Assuntos ,
Compartilhar este artigo