Estudantes municipais da zona Leste participam de palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), em parceria com a escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), realizou, nesta sexta-feira, 29/8, a ação “Esmam vai às escolas”, na escola municipal Antonina Borges de Sá, localizada no bairro São José, zona Leste da cidade.

A atividade, executada pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da secretaria, reuniu 70 alunos do 7º ao 9º ano da unidade escolar, que participaram de uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacando os direitos e deveres da juventude.

O magistrado Marcelo Cruz, palestrante da ação, ressaltou a importância de aproximar o Judiciário da comunidade escolar. “O ECA não é apenas um documento legal, é uma ferramenta de Cidadania. Quando os jovens compreendem seus direitos e responsabilidades, eles se tornam agentes de transformação social”, destacou.

O coordenador do Nupi, Ricardo Simões, reforçou que a iniciativa faz parte de um esforço coletivo de ampliar o alcance da educação cidadã. “Nosso objetivo é dialogar com os estudantes de forma clara e acessível, mostrando que a justiça está ao lado da sociedade, especialmente da juventude”, afirmou.

Participando ativamente da palestra, o estudante do 9º ano, Jonathan Andrade, de 15 anos, contou que a experiência foi enriquecedora. “Aprendi que nós, adolescentes, temos direitos, mas também temos deveres. Isso faz a gente pensar melhor em nossas atitudes no dia a dia”, disse o aluno.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed

Fotos – Ulisson Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCsh4C

Compartilhar este artigo