Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras no Parque Municipal do Idoso

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta terça-feira, 26/8, o ciclo de palestras educativas realizado pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul da capital. A programação integrou a campanha nacional “Agosto Lilás”, e faz parte do “Programa Conviver”, iniciativa da prefeitura voltada à promoção de qualidade de vida, socialização e protagonismo da pessoa idosa.

A iniciativa contou com a parceria do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e da delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso (DECCI), reunindo dezenas de frequentadores do parque em debates sobre prevenção e enfrentamento de diferentes formas de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e institucional.

Durante as palestras, foram apresentados os canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, o 180 e a Central de Atendimento da Prefeitura de ManausDisque Idoso 165, além de orientações sobre como identificar sinais de violência e buscar apoio.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou o papel do Parque Municipal do Idoso como espaço de Cidadania e informação. “Trazer esse debate para o parque reforça o compromisso da gestão David Almeida em garantir políticas públicas de proteção e respeito às pessoas idosas. Aqui, nossos frequentadores se tornam multiplicadores de conhecimento, levando a mensagem de conscientização para suas famílias e comunidades”.

A delegada titular da DECCI, Larissa Barreto, ressaltou a importância do diálogo direto com a população idosa. “É fundamental tratar desse tema com os idosos porque mais de 60% das vítimas de violência contra idosos são mulheres. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, dentro dos lares. A informação é a ferramenta que fortalece as vítimas e seus familiares a buscarem ajuda”.

Com o encerramento do ciclo, a Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso em ampliar o alcance do “Programa Conviver”, unindo educação, prevenção, lazer e socialização em prol da Cidadania. A ação também reforça a missão do município de fortalecer a REDE de proteção às mulheres e às pessoas idosas, garantindo mais segurança, dignidade e qualidade de vida à população.

— — —

Texto – Fábio Simões / FDT

Fotos – Georgia Varela / FDT

Compartilhar este artigo