Prefeitura de Manaus celebra ‘Mês do Patrimônio Histórico’ com debates e valorização da cultura local

Reporter da Cidade

A capital amazonense está mergulhada nas celebrações do “Mês do patrimônio histórico e Cultural”, com uma programação que reforça a importância da preservação das raízes arquitetônicas, sociais e imateriais da cidade. E, nesta sexta-feira, 22/8, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, a Prefeitura de Manaus marcou presença na programação do “Andanças do Patrimônio”, iniciativa de construção participativa do Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural, com coordenação do Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) e do Ministério da Cultura.

O evento reúne especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para discutir o NOVO marco regulatório do Sistema Nacional de Patrimônio, ampliando a percepção e o alcance das riquezas culturais brasileiras.

“Participamos do evento do Ministério da Cultura e do Iphan-AM, o ‘Andanças do Patrimônio’, encontro extremamente importante para ampliar a percepção e a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico, social e cultural. Este é mais um trabalho que a Prefeitura de Manaus participa, se integra com o Iphan, a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura. É a defesa e a divulgação das nossas essências, das nossas raízes, sejam elas arquitetônicas, culturais, gastronômicas e imateriais”, destacou o diretor-presidente do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Carlos Valente.

Além dos debates técnicos, o mês do patrimônio também marca um momento histórico para a cultura popular. O complexo cultural dos bois de Manaus será certificado, oficialmente, como patrimônio cultural da cidade, fortalecendo ainda mais a identidade local e valorizando tradições que atravessam gerações.

Atividades

“Agosto é o mês do patrimônio e diversas atividades integram a nossa programação. Hoje, discutimos o Sistema Nacional, essencial para elaborar um NOVO marco regulatório, mas também celebramos nossa cultura viva. Nesta tarde, faremos a certificação dos bois de Manaus como patrimônio cultural, entregando para cada bumbá este reconhecimento e valorização”, afirmou a superintendente do Iphan-AM, Beatriz Calheiro.

Com ações que unem debate, preservação e reconhecimento, o mês do patrimônio reforça o compromisso de Manaus em preservar sua memória, proteger seu legado e projetar suas riquezas culturais para o futuro.

— — —

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Compartilhar este artigo