A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta terça-feira, 19/8, uma ação em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O evento ocorreu no centro de referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na zona Sul da capital.
A iniciativa reforça o compromisso do município em assegurar que essa população tenha acesso a seus direitos fundamentais, além de promover a inclusão social e o combate ao preconceito.
A Semasc atua, diariamente, no acolhimento e atendimento às pessoas em situação de rua nos territórios de maior concentração de vulnerabilidade social. Somente em 2025, já foram realizados mais de 1,5 mil atendimentos, com cerca de 500 pessoas acolhidas na REDE de proteção municipal.
Essa REDE é composta por unidades especializadas como o Centro Pop, o Serviço de acolhimento Emergencial (SAE Gecilda Albano Peçanha) e o Serviço de acolhimento institucional (SAI Amine Daou). Nessas unidades, são oferecidos atendimento psicossocial, abrigo temporário, alimentação, suporte documental e articulação com outras políticas públicas.
O titular da Semasc, Saullo Vianna, destacou a importância das parcerias e do compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer não apenas apoio imediato, mas também oportunidades de reconstrução de vida.
“Estamos lidando com histórias duras e realidades muito delicadas, que exigem de nós sensibilidade, trabalho e ação. Esse trabalho só é possível graças às parcerias com instituições sérias, como o Desafio Jovem, Mãos Amigas, Sítio Ame e a Fazenda da Esperança. Juntos, conseguimos garantir dignidade e acolhimento a quem mais precisa. Mas o nosso compromisso vai além do acolhimento: com o programa Prosperar Manaus, estamos oferecendo capacitação profissional e encaminhando pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho, dando uma nova chance a quem deseja recomeçar”, afirmou.
A gerente do Centro Pop, Silvia Helena Lopes, ressaltou a relevância da data para dar visibilidade à população em situação de rua, lembrando que o 19 de agosto é um momento de conscientização e reconhecimento de seus direitos.
“Hoje é um dia para tornar visível quem, normalmente, é invisível para a sociedade. O Centro Pop é um equipamento municipal que trabalha diretamente com as pessoas em situação de rua. Estamos aqui para lembrar que elas são cidadãs e merecem ter seus direitos e deveres respeitados, assim como qualquer outra pessoa. Nossa ação de hoje visa proporcionar dignidade, com atividades que promovem bem-estar e alegria”, destacou.
Durante a programação, foram oferecidos serviços como cortes de cabelo, esmaltação, palestras e atividades de lazer, garantindo um dia de cuidado e valorização para pessoas historicamente marginalizadas pela sociedade.
— — —
Texto – Maria Fernanda Rodrigues e Syrrames Mendonça/ Semasc
Fotos – Diego Lima/ Semasc