Polícia Civil participa de curso promovido pelo setor de relacionamentos da Uber

Redacao
Por Redacao

A Uber é uma empresa que mantém parcerias com as polícias em todo o Brasil

Foto: Lyandra Peres/PC-AM.

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Comissão de capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD), participou, nesta segunda-feira (11/08), de um curso promovido pelo setor de relacionamentos da Uber, com o objetivo de aprimorar as investigações por meio do uso da ferramenta. A Uber é uma empresa que mantém parcerias com as polícias em todo o Brasil, tem se mostrado uma aliada importante nas investigações.

O evento aconteceu no auditório da delegacia Geral (DG), localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, e foi ministrado por Cinthia Gonçales, responsável pelo Gerenciamento de Relacionamento com Autoridades Públicas da Uber, representante da região Norte.

De acordo com o Investigador Fabiano Barroso, coordenador da CCTD, a polícia Civil foi procurada pelos representantes do setor, composto por ex-policiais, para participar de um curso e de uma roda de conversa sobre a funcionalidade do aplicativo no apoio às forças de segurança. O foco principal do curso foi explicar como as polícias podem acessar as informações dos usuários da plataforma.

Foto: Lyandra Peres/PC-AM.

“O curso foi muito válido, pois, tanto motoristas quanto passageiros, Podemos ter acesso. Para nós, é essencial entender como buscar esses dados, pois eles são fundamentais para o andamento das investigações nas delegacias especializadas, principalmente em casos em que a vítima ou o suspeito utiliza o aplicativo”, explicou Fabiano Barroso.

Cinthia Gonçales, do setor de relacionamento da Uber para a persecução criminal, explicou que a equipe é formada por ex-policiais e dividida por áreas de responsabilidade em todo o Brasil. Ela destacou que a plataforma conta com um portal, que facilita a comunicação entre a Uber e as autoridades de segurança. Esse portal está disponível para todas as autoridades de segurança do mundo, com o mesmo canal de comunicação em todo o Brasil.

“Mas a principal função do curso foi interagir com as polícias, entender um pouco sobre como a segurança pública é realizada aqui no Amazonas e identificar como Podemos contribuir de maneira mais eficaz para a segurança pública do Estado. Quando as autoridades nos contatarem, elas devem seguir o rito legal, enviando um ofício, seja administrativo ou uma ordem judicial, para que possamos disponibilizar os dados que coletamos e apoiar nas investigações criminais”, explicou Cinthia.

Foto: Lyandra Peres/PC-AM.

Ela acrescentou que o diferencial do time da Uber é justamente o estreitamento desse laço. A equipe trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, espalhada pelos quatro cantos do mundo, em todos os continentes, para atender aos pedidos das autoridades, independentemente do horário ou da data, oferecendo respostas rápidas, especialmente quando as investigações se tornam mais complexas.

“A partir do momento em que as investigações se tornam mais desafiadoras, é quando nossa equipe entra em ação. Fornecemos os contatos necessários, visitamos os estados, conversamos com as polícias e orientamos sobre como proceder. Estamos aqui para facilitar o trabalho das autoridades”, concluiu.

O post Polícia Civil participa de curso promovido pelo setor de relacionamentos da Uber apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo