Prefeitura de Manaus forma guardas municipais para atuação na ‘Guardiã Maria da Penha’

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), concluiu, nesta quinta-feira, 7/8, a formação de 10 guardas municipais que passam a integrar a equipe especializada do programa “Guardiã Maria da Penha”.

O curso e a formatura foram realizados em Iranduba, durante estágio ministrado pela polícia Militar do Amazonas (PM-AM), com a participação de policiais militares e servidores da REDE de enfrentamento à violência contra a mulher.

A capacitação incluiu temas como a Lei Maria da Penha, protocolos de atendimento humanizado, escuta qualificada e atuação integrada com a REDE de proteção. A iniciativa faz parte da política de aperfeiçoamento profissional da Guarda Municipal de Manaus (GMM), reforçando o compromisso da prefeitura em colaborar ativamente com a segurança pública e proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para a comandante da “Guardiã Maria da Penha”, agente Thais Rodrigues, a formação é um passo importante no fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica.

“Com essa capacitação, nossos agentes estão prontos para oferecer atendimento especializado e humanizado, garantindo o cumprimento das medidas protetivas e a segurança das mulheres para reconstruírem suas vidas”, destacou.

O coronel Agnelo Lima Júnior, que representou a Semseg na solenidade, destacou que a formação é um marco para a segurança pública municipal.

“Essa iniciativa aproxima a Guarda Municipal das famílias, atuando no acolhimento e na prevenção. Muitas mulheres sofrem violência de maridos, companheiros ou até mesmo filhos. Queremos oferecer segurança e encorajamento para que denunciem, mostrando que estaremos presentes não apenas quando acionados, mas também com patrulhamento ativo nas ruas. As denúncias podem ser feitas pelo 153”, reforçou.

Formação especializada

O programa “Guardiã Maria da Penha” atua na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, fiscalizando medidas protetivas e oferecendo acolhimento.

As equipes realizam visitas periódicas e acompanhamento preventivo, em articulação com a REDE de proteção, contribuindo para a quebra do ciclo da violência.

— — —

Texto – Laís Fernandes / SemsegFotos – Altemar Alcântara / Semseg

Compartilhar este artigo