Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio da Assembleia investiu esforços em campanhas durante o primeiro semestre de 2025

Reporter da Cidade

As ações desenvolvidas pela Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foram concentradas em campanhas de prevenção e conscientização durante o primeiro semestre de 2025.

A Frente é presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) e foi instalada em 2023, com o objetivo de contribuir com políticas públicas e estratégias para prevenir essas problemáticas (depressão, suicídio e drogas) na sociedade amazonense, além de prestar serviço de atenção psicossocial voltada à saúde mental das pessoas no  Estado e foi instituída pela Resolução Legislativa nº 859 de 8 de abril de 2022.

Em janeiro, em alusão à Campanha Janeiro Branco, a Frente realizou ato público na ponte Jornalista Phelippe Daou, visando implementar políticas públicas que promovam o diálogo sobre saúde mental e incentivem a procura por profissionais da área, valorizando assim a qualidade de vida da população. Participaram do evento instituições ligadas ao tema, como a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre outros, com a participação de 400 pessoas.

Em fevereiro, houve a 1ª edição do Fenapred + Cidadania Aleam, no conjunto Viver Melhor IV, do qual participaram orgãos como a Semsa, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Águas do Amazonas, Amazonas Energia, com orientação psicológica, orientação jurídica e orientaçaõ psicológica, atendendo 100 pessoas. No mesmo mês foi realizado no Hall Deputado Homero de Miranda Leão, ação de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, em alusão ao Fevereiro Vermelho, com distribuição de material informativo, laços vermelhos e orientação psicológica aos colaboradores e aos visitantes da Aleam, totalizando 300 pessoas.

Ainda em fevereiro foi realizada uma palestra no Instittuto Mackenzie, no bairro São José, zona Leste de Manaus, sobre os riscos dos jogos on-line para a saúde mental, para orientar e conscientizar sobre os riscos do endividamento e da dependência de jogos eletrônicos. Foram oferecidos orientação psicológica, orientação jurídica e orientação social e foram atendidas 133 pessoas.

Em março, a Fenapred em ação esteve na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes no bairro Alvorada 2, zona Centro Oeste de Manaus, palestrando sobre os riscos dos jogos on-line para a saúde mental para orientar e conscientizar os jovens sobre os riscos do endividamento e da dependência de jogos eletrônicos. Participaram alunos do ensino médio do turno matutino e vespertino, totalizando 758 alunos.

Em seguida, no mês de março, foi  realizada em alusão ao Março Lilás, no Hall Francisco Queiroz ação de prevenção ao câncer do colo do útero e em alusão ao Dia da Mulher, com palestra sobre a autoestima feminina, distribuição de material informativo, laços lilases e orientação psicossocial aos colaboradores e aos visitantes da Aleam, totalizando 300 pessoas atendidas.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Fenapred em ação esteve na igreja Família de Honra no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, oferecendo serviços de embelezamento, orientação jurídica, social e psicológica e atendimento com fisioterapeuta para 92 participantes com o objetivo de valorizar a mulher, elevar sua autoestima e conscentizar sobre a importância da saúde mental. Em valorização à saúde mental das mulheres foi realizada palestra com o tema autoestima feminina no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, também em alusão ao Dia Internacional da Mulher e também foram oferecidos serviços de embelezamento, orientação jurídica, social e psicológica e exame de vista para 117 pessoas.

Em abril, a 3ª edição do Projeto Fenapred + Cidadania Aleam esteve no bairro Novo Israel, zona Norte de Manaus, na Escola Estadual Dulcineia Varela Moura, com a participação de orgãos como a Semsa, Semasc, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Sine Amazonas,  Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), CIEE, Amazonas Energia, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM, optometrista e serviços de embelezamento, orientação psicológica, orientação jurídica e orientação social para 513 pessoas.

Em maio, a 4ª ediçao do Projeto Fenapred + Cidadania Aleam retornou ao bairro compensa, zona Oeste de Manaus, na Igreja Família de Honra, com a partcipação de órgãos como a Semsa, Semasc, Sejusc, DPE, Fametro, CDL, CIEE, Amazonas Energia, Águas de Manaus, Seas, atendimento odontológico para crianças, optometrista, serviços de embelezamento, orientação psicológica, orientação jurídica e orientação social. Foram atendidas 256 pessoas.

Já no mês de junho, foi a realizada em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) a 1ª Caminhada Contra as Drogas com a participação dos alunos, profssores e comunidade escolar da Escola Cívico Militar de Rio Preto da Eva, totalizando 615 pessoas. Por fim, na Aleam, participaram no mesmo mês 103 pessoas da Fenapred em Ação sobre a Conscientização da Saúde Mental Masculina. A ação contou com a participação de alunos da Escola Estadual Dulcineia Varela Moura e colaboradores da Aleam, e foi realizada também distribuição de laços verdes, informativos, palestra sobre a importância do cuidado com a saúde mental masculina, orientação psicológico e orientação social.

Na avaliação do presidente da Fenapred, deputado João Luiz, o desempenho da Frente foi satisfatório diante das ações realizadas. “Neste primeiro semestre, realizamos ações importantes em todo o Amazonas, com foco na prevenção e conscientização da população, tanto na capital quanto no interior do Estado. Apresentamos Projetos de Lei, promovemos palestras, caminhadas, atos públicos e ofertamos serviços essenciais ao povo amazonense”, afirmou o deputado João Luiz.

Compartilhar este artigo