Informe da Prefeitura de Manaus atualiza dados epidemiológicos de arboviroses na capital

Reporter da Cidade

O Informe Epidemiológico das Arboviroses, da Prefeitura de Manaus, aponta que não houve confirmação de novos casos de chikungunya, zika, oropouche ou mayaro no município, de 4 a 10/5. Conforme a nova edição do levantamento, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e divulgada nesta terça-feira, 13/5, 10 casos de dengue foram confirmados no período, que abrange a Semana Epidemiológica 19.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reafirma a importância do cuidado constante da população em vistoriar suas casas e quintais para eliminar potenciais criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

“O mosquito se cria em locais com água parada, como pneus deixados ao ar livre, calhas entupidas, pratos de vasos de planta. Ele vai do ovo à fase adulta em apenas uma semana, portanto faça a vistoria regular para eliminar as infestações e manter sua casa livre das arboviroses”, assinala a secretária.

Outra estratégia importante da gestão municipal para a prevenção e controle das arboviroses, destaca Shádia, é a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. A vacina é administrada em duas doses, com três meses de intervalo entre as aplicações.

“O imunizante reduz o risco de adoecimento ou hospitalização, e está disponível em mais de 60 unidades da Semsa. Você que é pai ou responsável, assuma o compromisso com a saúde de seus pequenos e leve-os até a unidade mais próxima para receber essas doses”, orienta.

Conforme a secretária, a lista de endereços e horários de atendimento das unidades que ofertam a vacinação contra a dengue pode ser consultada no endereço www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf. 

Números

De acordo com o informe da Semsa Manaus, no acumulado de 2025, o município conta 583 casos de dengue, confirmados dentre 1.787 casos suspeitos, dos quais 171 seguem em investigação. O total de casos de chikungunya é de 40, dentre 135 notificações de suspeita da doença, nove das quais continuam em investigação epidemiológica. Os casos confirmados de zika somam dois, a partir de 40 casos notificados.

O total de casos de oropouche e mayaro registrados neste ano é de um e 15, respectivamente, todos confirmados por critério laboratorial. O levantamento municipal não traz notificações dessas arboviroses, por não serem agravos de notificação obrigatória.

O informe da Semsa não registra, neste ano, nenhum óbito confirmado por qualquer das arboviroses analisadas. Um óbito suspeito de infecção por dengue está em investigação.

De periodicidade semanal, o Informe Epidemiológico das Arboviroses da prefeitura é elaborado pela Semsa, por meio das gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde. Os dados são oriundos de sistemas do Ministério da Saúde e estão sujeitos a atualização.

Todas as edições do informe estão disponíveis para consulta em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica/. 

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos –  Divulgação / Semsa

Compartilhar este artigo