Ciente do alto número de acidentes de trânsito em 2024, responsáveis por 309 mortes, o vereador Carlos Pai Amado (Avante) pediu mais conscientização dos motoristas e motociclistas da capital. O pedido foi feito nesta quinta-feira (8 de maio), na ocasião do mês de prevenção a acidentes no trânsito: o Maio Amarelo.
A declaração do vereador reforça a tentativa dos órgãos responsáveis pela fiscalização de trânsito em reduzir o número de acidentes e, consequentemente, as mortes. Uma das ações aconteceu na quarta-feira (7 de maio), durante o lançamento da campanha educacional Maio Amarelo 2025, com o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida!’. A campanha foi lançada pelo vice-prefeito de Manaus, Renato Júnior.
“Estou ciente do alto número de acidentes na nossa capital. São 11.700 acidentes com 309 mortes. Nos três primeiros meses de 2025 já contabilizam 2.500 ocorrências. Isso precisa mudar. Tem muita gente agindo de forma imprudente no trânsito de Manaus”, afirmou Carlos Pai Amado.
Carro não é arma
O vereador afirmou que vai reforçar a campanha nas comunidades e pediu para que motoristas evitem dirigir olhando o celular.
“Carro não é arma. Mas o que vemos é o carro virar arma nas mãos de pessoas que bebem e vão dirigir, de quem fica olhando o celular dirigindo, pessoas estressadas que discutem no trânsito e perdem a vida. Está na hora de todos terem consciência de que, em um segundo, alguém pode perder a vida”, destacou o parlamentar.
Campanha segue até o dia 30
A campanha ‘Maio Amarelo 2025’, realizada pela Prefeitura de Manaus, segue até o dia 30 de maio, com um evento de encerramento no Sest/Senat que reunirá os resultados das atividades realizadas, entrega de prêmios do concurso cultural e homenagem aos melhores colaboradores do sistema de transporte coletivo da capital.
Texto: Anderson Silva (assessoria de imprensa do parlamentar)