O vereador Zé Ricardo (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (28 de abril), para dizer que tem recebido inúmeras reclamações da população a respeito do preço da tarifa de esgoto da cidade de Manaus. O parlamentar considerou o reajuste ‘abusivo’, informando aos pares da Casa que, em alguns bairros, a tarifa chegou a ter um aumento de mais de 100%, deixando as famílias usuárias do serviço de fornecimento de água assustadas e preocupadas com a cobrança.
Neste mesmo dia, o vereador afirmou que entraria com uma Representação junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) para que seja realizada uma investigação sobre as supostas irregularidades da empresa Águas de Manaus referente ao tratamento da rede de esgoto da cidade, uma vez que denúncias apontam que não há esse serviço. Zé Ricardo recebeu denúncias de que em alguns bairros, como o Raiz, que, apesar da cobrança na tarifa, as obras ali sequer foram concluídas.
Diante do exposto, o vereador também pediu para que seja instaurada um inquérito para apurar a conduta da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município (Ageman) na falta de fiscalização da oferta do serviço e, ainda, a suspensão de cobrança da tarifa de água e esgoto na cidade de Manaus.
No documento, Zé Ricardo destaca que o reajuste é abusivo porque em muitos lugares não existe o serviço e, mesmo assim, estão cobrando valores altíssimos, onerando o orçamento da família. Além disso, ainda tem a exigência ao usuário para que faça interligação das casas à rede externa.
“São tantos absurdos cobrados da população por um serviço que nem está sendo realizado das casas que, sequer, estão ligadas ao sistema de esgotamento sanitário. E ainda estão quebrando as ruas da cidade e deixando as vias com muitas irregularidades, prejudicando o direito de ir vir”, destacou o parlamentar.
Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)