Programa ‘Educando pelo Amazonas’ da Aleam atendeu mais de 2,3 mil pessoas nos municípios do Alto Solimões

Reporter da Cidade

O programa “Educando pelo Amazonas”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), encerrou, nesta sexta-feira (25/4), a programação que aconteceu, nos municípios do Alto Solimões, em Benjamin Constant (distante a 1.121 quilômetros de Manaus), quando 972 pessoas assistiram as palestras, que tiveram como tema trabalhados: educação em direitos humanos, cidadania; diversidade étnico-racial, gênero e religioso; capacitismo; segurança pública e crimes cibernéticos.

As atividades começaram na quarta-feira (23/4), em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros), na Escola Estadual Pio Veiga, com a participação de 452 pessoas, entre estudantes, professores e servidores públicos.

Na quinta-feira (24/4), as palestras aconteceram em Tabatinga (1.581 quilômetros), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos e na Escola Estadual Raimundo da Silva Carvalho, onde 791 pessoas assistiram à programação.

De acordo com a coordenadora do programa, pedagoga Jacy Braga, a expectativa com estas primeiras visitas foi superada, com boa aceitação por parte dos alunos participantes.

“Tivemos boa aceitação dos alunos. Houve participação, diálogo e toda a expectativa foi atendida e posso dizer até mesmo que foi superada. Falamos sobre diversidade étnico-racial e religiosa, educação em direitos humanos e segurança pública”, afirmou.

Programa

O projeto “Educando pelo Amazonas”, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, venceu em 2022 a 4ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, durante a 26ª edição da Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria “Projetos Especiais”.

Após sete anos de existência, o programa “Educando pela Cultura” foi institucionalizado oficialmente em dezembro de 2024, pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), por meio da Resolução Legislativa nº 1.076, de 13 de dezembro de 2024.

O objetivo do programa é a realização de eventos para conscientizar a sociedade sobre a importância, a necessidade e a gravidade de temáticas como: cidadania e direitos civis, direitos humanos, educação e diversidade, diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero, violência contra os povos pretos e pardos, violência contra crianças e adolescentes, valorização da vida, entre outras.

Compartilhar este artigo