‘Educando pelo Amazonas’ da Aleam inicia atividades de 2025 em municípios do Alto Solimões

Reporter da Cidade

O programa “Educando pelo Amazonas”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), iniciou as atividades de 2025 levando palestras aos municípios da região do Alto Solimões: Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), Benjamin Constant (1.121 quilômetros) e Tabatinga (1.108 quilômetros). As ações começaram na quarta-feira (23/4), seguem nesta quinta-feira (24/4) e encerram na sexta-feira (25/4).

O ciclo de palestras tratará sobre educação em direitos humanos; cidadania; diversidade étnico-racial, gênero e religioso; capacitismo; segurança pública e crimes cibernéticos.

Em Atalaia do Norte, a primeira cidade visitada, a Escola Estadual Pio Veiga recebeu as ações das 8h30 às 16h30, com participação de estudantes, professores e servidores públicos.

Nesta quinta-feira, as atividades acontecem em Tabatinga, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos e na Escola Estadual Raimundo da Silva Carvalho.

Na sexta-feira, as palestras encerram em Benjamin Constant, no Ceti professor Aristélio Sabino de Oliveira, onde as turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão do evento.

De acordo com a coordenadora do programa, a pedagoga Jacy Braga, a expectativa é grande com um público-alvo de 2.500 alunos que serão atendidos no total nos três municípios.

Segundo ela, é emocionante voltar com as atividades que contribuem de uma maneira especial para que as pessoas conheçam os seus direitos e deveres, a partir de suas necessidades e entenderem quais os caminhos podem alcançar para ter novos rumos na vida, crescer profissionalmente, crescer como cidadãos e conhecer os direitos do outro.

“Para viver em uma sociedade mais justa e igualitária, temos de saber coexistir, por isso é importante (as palestras) para que eles entendam a necessidade de viver em harmonia, cada indivíduo em sua fé, orientação sexual, etnia, em suas ideologias e maneira de viver e entender o mundo”, avaliou.

Compartilhar este artigo