Prefeitura de Manaus promove palestra sobre inteligência emocional para servidores

Reporter da Cidade

Servidores da Prefeitura de Manaus participaram, na quarta-feira, 23/4, da palestra “Inteligência Emocional: Construindo Conexões”, promovida pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). O evento, que lotou o auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na avenida Brasil, nº 2.971, bairro Compensa, zona Oeste da cidade, marcou o início das atividades da Espi, em 2025.

O objetivo foi conscientizar os servidores da importância da análise, compreensão e manutenção das emoções e sentimentos pessoais, da aplicação de técnicas e insights de Inteligência Emocional, e sobre como esses processos mentais podem trazer melhorias no desempenho não só das atividades no ambiente profissional, mas também na vida pessoal.

O novo diretor-geral da Espi, Aurilex Moreira, destacou a importância do tema, que tem foco na valorização dos servidores, conforme a determinação do prefeito de Manaus, David Almeida.

“Essa é a Espi trabalhando, oferecendo aos nossos servidores uma palestra tão importante que, certamente, fará muita diferença na vida de cada um. Recém assumi a escola e tenho certeza que nela, juntamente com o secretário Célio Guedes e a equipe de subsecretários, poderemos contribuir na construção de políticas públicas, de cursos de formação continuada em prol dos nossos servidores”, afirmou Aurilex.

O palestrante foi o subsecretário de Gestão de Processos da Semad, Alexandre do Carmo, especialista nas áreas do Direito, Gestão, Neurociência do Comportamento, Inteligência Emocional, Comunicação Não Verbal, Educação e Docência no Ensino Superior.

“Ser inteligente emocional significa, sim, cumprir o mandamento que é amar ao próximo a partir de nós mesmos. Só que o que nos faz mal, é que as nossas experiências anteriores com as nossas relações desastrosas, nos fazem pensar que, colaborando com alguém, irá haver uma reincidência de dor na nossa vida. Por isso é necessário insistir e persistir em servir, porque isso é extremamente inteligente”, destacou o palestrante Alexandre do Carmo.

A servidora da Espi, Priscila Andrade, disse que esse tipo de evento é muito importante profissionalmente. “Palestras assim nos trazem mais consciência no trato com os colegas de trabalho, nos trazem mais paz, um clima organizacional melhor para toda a Prefeitura de Manaus. Eu, com certeza, saio daqui uma servidora melhor”, assegurou.

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semad-Espi

Fotos – Sidney William / Semad-Espi

Compartilhar este artigo