Educadores participam de formações

Reporter da Cidade

Mais de 3,5 mil professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, estão participando do Projeto Integrado de Formação Continuada, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que realizou mais uma atividade nesta quinta-feira, 24/4. A iniciativa é coordenada pelas Gerências de Tecnologia Educacional (GTE) e de Formação Continuada (GFC), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), e teve início em março deste ano.

As formações são ministradas por especialistas da GTE, em polos localizados nas unidades de ensino de todas as zonas geográficas da capital. Para os professores do 1º ao 4º ano, o curso é dividido em seis módulos, com encontros realizados tanto nos polos quanto na sede da GTE. O foco é promover uma formação contínua que conecte a teoria pedagógica à prática em sala de aula, com base no currículo municipal.

Já os docentes do 5º ano recebem capacitação em tempo integral, voltada especificamente à preparação dos estudantes para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com o formador e responsável pela equipe de Cultura Digital dos Anos Iniciais da GTE, Erlon Lima, a iniciativa busca ampliar o uso de tecnologias educacionais nas escolas da rede municipal.

“Por meio do projeto, estamos oferecendo recursos digitais atualizados que fortalecem o processo de aprendizagem, desde a alfabetização até o desempenho nas avaliações externas, como o Saeb. A proposta é levar aos professores ferramentas digitais que possam ser utilizadas com ou sem internet”, destacou Lima.

Uso da tecnologia na prática pedagógica

Com o tema “O uso de recursos digitais na formação docente: personalização de ensino e pesquisa, contextualizados pela história da escrita”, cerca de 220 professores do 3º e 4º anos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste participaram, nesta quinta-feira, do segundo módulo da formação nas salas da GTE e nos polos educacionais.

O objetivo é integrar o uso de aplicativos educacionais ao desenvolvimento do raciocínio algébrico dos alunos, de forma alinhada às diretrizes do currículo da rede municipal. A formação também incentiva a elaboração de projetos pedagógicos que estimulem a inovação e a socialização no ambiente escolar.

A professora Yara Lúcia Araújo Soares, da escola municipal Gelcy Sena Abrantes, localizada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste, ressaltou a importância da formação para sua prática docente.

“Já utilizo essa formação como ferramenta no dia a dia. Com o que aprendi, consegui ensinar minhas colegas a acessar a plataforma, realizar atividades e renovar metodologias em sala. É uma formação essencial, principalmente nos projetos de Ciências, onde tudo está conectado”, afirmou Yara.

Para a professora Márcia Rebelo, da escola municipal Imaculada Conceição, no conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, a integração da tecnologia no processo de ensino é fundamental.

“A inteligência artificial já faz parte da rotina dos nossos alunos, e nós, professores, também estamos utilizando esses recursos. No laboratório, trabalhamos com ferramentas que ajudam a criar avaliações e atividades diferenciadas, o que tem melhorado significativamente o aprendizado. As crianças se envolvem muito”, concluiu Márcia.

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Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Mário Oliveira/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCaE6C

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