O vereador Eurico Tavares (PSD) disponibilizou nas redes sociais um link para que as pessoas prejudicadas pelas interrupções de energia da concessionária Amazonas Energia possam formalizar suas reclamações. De acordo com o parlamentar, o objetivo é cobrar providências, embasar medidas contra a má prestação de serviços e apresentar para a diretoria da empresa os impactos que a população tem vivenciado. As denúncias podem ser enviadas no link https://reclameaqui-apagao.netlify.app/.
“Eu sou vereador e meu papel é também lutar para que a população de Manaus não fique à mercê de quem a prejudica, que é o caso da Amazonas Energia. Recebo denúncias diariamente sobre a má prestação de serviços dela e agora vou concentrá-las por meio desse link para embasar documentos e ações. Isso é absurdo. Precisamos fazer alguma coisa e nessa revolta eu sei que não estou sozinho. A população está comigo”, explicou o vereador.
Tavares tem utilizado a Tribuna com frequência para expor denúncias e pedir apoio a Projetos de Lei que tenham como objeto o impedimento de abusos cometidos pela concessionária, tendo como embasamento sempre o direito do consumidor.
“Foram três apagões em um mês. Essa informação isolada já é absurda, imagina quando reunida com as interrupções diárias que os bairros de Manaus enfrentam? É um prejuízo que vai além do financeiro, com aparelhos queimados, comércios fechados e produtos estragados -, temos chegado ao risco de morte, de pessoas que dependem de aparelhos em casa, de refrigeração de medicamentos. Já chega. O consumidor tem seus direitos e eu tenho o dever de legislar e atuar a favor da população”, continuou.
Até o momento, o vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já entrou com representação junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) solicitando apuração dos motivos dos apagões na capital; ofício pedindo esclarecimentos da empresa e requerimento convidando o diretor-presidente da concessionária para responder questionamentos na Casa Legislativa. Tavares também é autor de um PL que solicita a proibição do cálculo de contas de energia e água embasadas em estimativas.
Texto: Marília Pimenta (assessoria de imprensa do parlamentar)