Nova edição de informe epidemiológico de arboviroses

Reporter da Cidade

Manaus não contabilizou novos casos confirmados de chikungunya, zika, oropouche ou mayaro, de 6 a 12/4, conforme a nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, da Prefeitura de Manaus. O levantamento, elaborado e divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) relata 14 casos confirmados de dengue no período, que corresponde à Semana Epidemiológica 15 deste ano.Segundo o informe municipal, neste ano, até a última semana, foram contabilizados em Manaus 469 casos confirmados de dengue, dois de zika, 36 de chikungunya, um de oropouche e 10 de mayaro. Não há registro de óbito confirmado ou em investigação por qualquer dessas arboviroses até o momento.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala a redução nos números de casos de dengue neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Até a Semana Epidemiológica 25 do ano passado, o município somava 1.905 casos confirmados da doença.

“Essa redução mostra o bom resultado das ações de combate ao Aedes aegypti, que prolifera em locais com água parada nas casas e quintais. Mas não é hora de relaxar, pedimos que todos mantenham os cuidados para eliminar criadouros e manter longe o mosquito e suas doenças”, orienta.Segundo Shádia, as ações de prevenção e combate ao Aedes, vetor da dengue, zika e chikungunya, incluem a limpeza de calhas e telhados, a coleta e descarte correto de lixo nos quintais, a vedação adequada de caixas d’água, entre outras ações que devem ser realizadas a cada semana.“Essas medidas se somam às ações realizadas pela Semsa durante o ano todo, que são reforçadas nos meses do início e final de cada ano, quando as chuvas aumentam e criam um ambiente mais favorável para o mosquito”, conta.

Outra medida preventiva essencial, destaca a secretária, é a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. “A vacina é ofertada gratuitamente em mais de 60 unidades de saúde da Semsa, distribuídos por toda a cidade. Imunizar suas crianças vai garantir que elas fiquem mais protegidas contra a doença e suas formas graves”.A lista com locais e horários de atendimento das unidades que ofertam a vacina contra a dengue, orienta Shádia, pode ser consultada em www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2025/03/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.Casos suspeitos

Ainda segundo o informe epidemiológico da Semsa, Manaus registrou 63 casos notificados (suspeitos) de dengue e um de chikungunya na última semana. Não houve novas notificações de zika no período em estudo. Neste ano, o município soma 1.368 casos suspeitos de dengue, dos quais 120 seguem em investigação; 35 de zika, quatro deles ainda sob análise; e 117 de chikungunya, com cinco ainda em estudo.

O levantamento não informa casos notificados de oropouche e mayaro, por não serem agravos de notificação obrigatória. A confirmação de casos dessas arboviroses é feita somente por critério laboratorial.

O Informe Epidemiológico das Arboviroses da prefeitura é elaborado pelas equipes da Semsa a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde.

Todas as edições da publicação estão disponíveis para consulta em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica/.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Compartilhar este artigo