Desenvolvimento sustentável é pauta na Assembleia Legislativa do Amazonas

Reporter da Cidade

O desenvolvimento sustentável do Amazonas foi destaque durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (10/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O tema foi trazido pelo deputado Adjuto Afonso (UB), que falou sobre a importância do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) para o Estado, ao mencionar a recente aprovação desse modelo na Assembleia Legislativa do Amapá.

O ZEE é uma política pública que visa o desenvolvimento sustentável, por meio de planejamento territorial para identificar áreas com aptidão para diferentes atividades econômicas e ambientais, buscando um equilíbrio entre a conservação ambiental, o uso sustentável dos recursos e o desenvolvimento econômico.

Essa metodologia traz benefícios econômicos, pois atrai investimentos e possibilita a instalação de indústrias, principalmente nos municípios do interior, gerando empregos e desenvolvimento regional; benefícios ambientais, permitindo uma exploração mais consciente dos recursos naturais, minimizando impactos negativos no meio ambiente; e benefícios sociais, ao assegurar que as populações locais tenham melhores condições de vida, preservando suas culturas e promovendo a inclusão.

Ratificando seu apoio à implementação do zoneamento no Amazonas, o deputado Adjuto Afonso afirmou que o estado poderia seguir o exemplo do Amapá, onde o zoneamento já está em prática, e que o modelo de ZEE é essencial para atrair empreendimentos e integrar a população do interior ao desenvolvimento econômico.

“Desde 2010, defendo o ZEE, e chegamos até a realizar um planejamento, com previsão de iniciar o zoneamento pela calha do rio Purus, como um projeto piloto, abrangendo aspectos ecológicos, econômicos e sociais”, informou Afonso, complementando ser muito importante que esse modelo econômico sustentável seja implementado logo no Amazonas, para beneficiar a população do interior e organizar melhor o uso de nosso território.

O parlamentar pediu que o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, intensifique o debate sobre o tema, visando a criação e execução do ZEE no Estado.

“O Amazonas é o maior estado da federação, por que não implementar? Com o ZEE o Amazonas pode alinhar conservação ambiental com desenvolvimento econômico”, declarou o deputado.

Compartilhar este artigo