O vereador Raiff Matos (PL) assinou, na manhã de hoje (7 de abril), o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os empréstimos realizados pela Prefeitura de Manaus durante a gestão do prefeito David Almeida (Avante).
A iniciativa, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), busca apurar a destinação dos recursos e avaliar a transparência na aplicação dos valores obtidos por meio de financiamentos bilionários.
A decisão de Raiff veio após análise técnica da proposta e consulta à população por meio de suas redes sociais. Segundo o parlamentar, praticamente 100% das pessoas que participaram da enquete pediram que ele apoiasse a CPI.
“É um clamor popular. O mandato é de Deus e do povo de Manaus. Estou aqui para representá-los”, afirmou.
Raiff destacou ainda que sua posição se baseia no cumprimento da Constituição Federal, especialmente no artigo 37, que trata dos princípios da administração pública.
“Um desses princípios é a transparência, e a publicidade dos atos é o que gera essa transparência. Como representantes do povo, temos o dever de fiscalizar e exigir essas informações”, declarou, ao lado do vereador Rodrigo Guedes.
O pedido de CPI apresentado por Guedes questiona a falta de clareza na execução dos recursos adquiridos por meio dos empréstimos e cobra mais transparência sobre o impacto dessas dívidas no orçamento da cidade. Com a assinatura de Raiff Matos, o requerimento ganha força na Câmara Municipal e pode atingir o número necessário para abertura oficial da Comissão nos próximos dias.
“Me uno ao vereador Rodrigo Guedes, à bancada do PL e a outros colegas que também acreditam que Manaus precisa de respostas. Transparência é dever de todo gestor público”, finalizou Raiff.
Texto: Fred Novaes (assessoria de imprensa do parlamentar)