Escola da Prefeitura de Manaus recebe visita de representantes internacionais para apresentação de projeto de robótica

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, nesta segunda-feira, 17/3, a visita do time global da empresa Ardagh e de representantes regionais e nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi). O encontro ocorreu na Escola Municipal Dr. João Queiroz, no bairro Nova Cidade, zona Norte, e teve como objetivo apresentar os avanços do projeto de Robótica Educacional Ardagh-Sesi.A iniciativa busca fortalecer o ensino da robótica em escolas públicas, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprendizado por meio da tecnologia. Atualmente, 44 escolas da rede municipal são beneficiadas com o projeto, cada uma delas equipada com kits de robótica e contando com um corpo docente especializado composto por três professores de sala de aula e um coordenador do Centro de Tecnologia Educacional (CTE).Durante a programação, os visitantes conheceram o projeto “Utilizando o kit Lego Spike para falar de coleta seletiva”, desenvolvido por alunos, professores e pelo coordenador do CTE. A proposta alia tecnologia e conscientização ambiental, incentivando os estudantes a criarem soluções sustentáveis com o uso da robótica.O gerente de Tecnologias Educacionais, Austonio Queiroz, ressaltou a relevância da robótica educacional como uma ferramenta essencial para a formação dos alunos e a modernização do ensino.“A robótica já faz parte da nossa realidade e é fundamental preparar os alunos para esse novo cenário. Com a formação adequada dos professores e o uso dos kits tecnológicos, conseguimos estimular o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e outras habilidades essenciais para o mundo atual. Esse conhecimento não apenas amplia as oportunidades dos estudantes, mas também contribui para uma educação mais dinâmica e inovadora”, afirmou.O professor coordenador do CTE, Stuart Fontes, destacou que a robótica possibilita que os alunos desenvolvam habilidades como pensamento lógico, criatividade e colaboração.“A robótica transforma o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e interativa, aproximando a teoria da prática. É impressionante ver o quanto os estudantes se envolvem e evoluem a cada desafio proposto”, afirmou.A diretora de Sustentabilidade da Ardagh e líder do projeto Ardagh para Educação, Elisangela Matos, enfatizou que a iniciativa visa despertar o interesse das crianças pela tecnologia e pelo setor industrial desde cedo.“Estou super contente em ver a animação dos professores e alunos com essa iniciativa. Nosso objetivo é despertar, desde cedo, o interesse das crianças pela tecnologia e pelo setor industrial. Hoje, há uma grande demanda por profissionais capacitados, especialmente diante da crescente automação das fábricas. Precisamos formar talentos que possam atuar nesse mercado no futuro”, pontuou.De acordo com a superintendente do Sesi, Rosana Vasconcelos, a robótica educacional não apenas prepara os estudantes para carreiras tecnológicas, mas também contribui para a inovação no ensino.“O Sesi, dentro de suas diretrizes nacionais, tem investido fortemente na educação tecnológica. A robótica é um dos pilares dessa iniciativa, pois promove o aprendizado prático, estimula o raciocínio lógico e incentiva a inovação. Temos percebido o impacto positivo desse trabalho diretamente no engajamento dos professores e alunos”, concluiu.Mais sobre o projetoO Serviço Social da Indústria (Sesi) foi o parceiro técnico escolhido para implementar o projeto no Brasil, sendo responsável por toda metodologia educacional, as atividades de formação e avaliação.Um dos pontos-chave da iniciativa será o monitoramento contínuo do desenvolvimento dos professores e alunos atendidos, tanto no ensino quanto no aprendizado dos conhecimentos em robótica e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para garantir que os objetivos do programa sejam alcançados, o time educacional do Sesi realizará visitas técnicas periódicas às escolas dos municípios, avaliando do ponto de vista pedagógico se os conteúdos treinados com os professores estão sendo efetivamente transmitidos aos alunos em sala de aula.O impacto do projeto no aprendizado dos estudantes será medido por meio de dois estudos recorrentes: Avaliação de Impacto – Comparação do desempenho entre alunos que receberam o treinamento em robótica e STEM e aqueles que não receberam; Estudo Longitudinal – Monitoramento do desenvolvimento de uma amostra de estudantes ao longo dos dez anos de duração do projeto, permitindo uma análise detalhada de sua evolução acadêmica.

— — — Texto – Jordana Rodrigues/SemedFotos – Ulisson Santos/SemedDisponíveis em – https://www.flickr.com/photos/195351499@N06/albums/72177720324481081

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