Investimentos garantem segurança e desenvolvimento econômico

Reporter da Cidade

Criada na gestão David Almeida, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) consolidou seu papel de reforçar a segurança na capital amazonense. Em um processo de reestruturação, a Guarda Municipal recebeu investimentos como armamentos e equipamentos necessários para garantir segurança nas áreas onde atua, além de programas de prevenção à criminalidade. O tema é um dos assuntos principais da Mensagem Governamental do prefeito David Almeida, que foi apresentada nesta segunda-feira, 10/2, durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Para o prefeito, as medidas fazem parte do compromisso de proporcionar uma cidade mais segura e justa para todos os manauaras, visto que com os investimentos, foi possível realizar um novo concurso público, com aprovação de 226 novos guardas municipais, ampliando o efetivo dos agentes, dos atuais 50 para 276.

“Depois de 74 anos, fizemos o primeiro concurso público para agentes armados. Quando assumimos, a Guarda Municipal tinha apenas dois veículos. Hoje, temos 100 entre carros e motos. Agora, vamos instituir, em várias áreas da cidade, o reconhecimento facial, em parceria com o Ministério da Justiça. Até o final do ano, vamos convocar mais 130 guardas e, no ano que vem, vamos ter mais um concurso da Guarda Municipal para mais 500 agentes. Assim, em 2027, teremos quase 1500 homens e mulheres preparados para ajudar na segurança pública. Mesmo não sendo de nossa responsabilidade, estamos fazendo a nossa parte para melhorar a vida da população”, disse.

Outro destaque vai para a inédita autorização à categoria para fazer o uso de arma de fogo, além de adquirir equipamentos como pistolas Taurus 9 milímetros, munições, coletes de proteção, capacetes, entre outros. A corporação também recebeu um “desmuniciador” móvel para garantir a segurança durante as operações. Em termos de armamento, foram incorporadas 93 pistolas Beretta 9mm, espingardas calibre 12 milímetros para munição letal e menos letal (balas de borracha), além de metralhadoras e fuzis. Também foram entregues 12 veículos Mitsubishi L200, para ampliar a capacidade operacional da GMM.

Para dar continuidade aos avanços na segurança no quadriênio 2025-2028, novas medidas serão adotadas como, ampliar a Ronda Ostensiva Municipal, da Guarda Ambiental, das rondas escolares e o agrupamento de pronta resposta. Em estrutura, estão previstas a entrega de três novas bases da Guarda Municipal nas zonas Leste, Oeste e Centro-Oeste, além da reforma do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Ponta Negra e a nomeação de mais guardas municipais.

Economia e trabalho

Na oportunidade também foi mencionado o desenvolvimento socioeconômico de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que impulsionou a geração de empregos, apoio ao empreendedorismo e o desenvolvimento do ecossistema de inovação em 2024.

Com o Sine Manaus, mais de 18 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho nos últimos três anos, 25 mil vagas foram disponibilizadas e 30 mil trabalhadores cadastrados e encaminhados ao mercado. Iniciativas como o “Sine Qualifica” e o “Semtepi Itinerante”, também aproximou as comunidades das ofertas de empregabilidade e qualificação. A entrega de kits de trabalho, auxílio financeiro e a revitalização de espaços como a Casa de Praia Zezinho Corrêa e o Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro), além da inauguração da Central do Empreendedor, também foram marcos do compromisso com o desenvolvimento de novos negócios.

Para 2025, estão previstos o edital Mais Inovação 2025; fortalecer a economia solidária e criativa; promover cursos de qualificação profissional e empreendedora; lançar nova edição do programa “Salto Aceleradora de MEIs”, entre outras medidas.

— — —

Texto – Divulgação /Semcom

Fotos – Arquivo / Semcom

Compartilhar este artigo