Totem de segurança em rua de Diadema (SP)
As ruas de Manaus terão totens de vigilância, equipados com câmeras de reconhecimento facial, sirene e comunicação direta com a Guarda Municipal (Disk 153), permitindo que a população peça socorro à Guarda Municipal em casos de ocorrências de violência.
A ideia está sendo trazida pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que conheceu a experiência em outras cidades. O equipamento já funciona fora do Brasil e em cidades do interior de São Paulo, com expressivos resultados no combate à criminalidade.
Em Diadema, no interior paulista, a criminalidade foi reduzida em 20% nas áreas dos totens. Em Brasília, a tecnologia está em fase de testes, no Setor Comercial Sul e ao lado da Praça do relógio, em Taguatinga.
A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Segurança Pública e Ordem Social (Semseg), Alberto Siqueira Neto, em entrevista ao jornalista Fábio Melo, no programa Manhã de Notícias da Rede Tiradentes de Rádio e Televisão.
Novos investimentos
“Os três primeiros anos da gestão do prefeito David Almeida foram para reestruturar a secretaria de segurança, que sequer existia. Agora estamos implantando projetos e ampliando outros já existentes, até porque agora vamos aumentar o efetivo”, destacou o secretário.
Alberto Siqueira se refere aos 230 novos guardas municipais, aprovados em concurso público ano passado e que passam a integrar a Guarda Municipal nas ruas a partir deste mês de janeiro.
Transporte público – Além dos totens, o Secretário anunciou a instalação de bases da Guarda Municipal nos terminais de integração.
“O prefeito tem uma preocupação muito grande com a segurança da população que utiliza o transporte público e nos terminais, instalaremos bases da Guarda, com contêineres”.
Ronda nas escolas – Segundo Alberto Siqueira, a ronda escolar, em vigor desde 2022, também será ampliada com o ingresso dos novos guardas municipais. O aumento da Guarda Municipal foi uma promessa de campanha do prefeito na campanha de reeleição de 2024.
De Redação do Amazonense