Juíza Scarlet Viana é agraciada com Medalha do Mérito Legislativo, indicada por Débora Menezes

Reporter da Cidade

A juíza titular da 7ª Vara Criminal de Manaus, Scarlet Braga Barbosa Viana, foi agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo 2024, indicada pela deputada estadual Débora Menezes (PL).

A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (12/12), na sede do Poder Legislativo, zona Centro-Sul de Manaus, onde todos os 24 deputados estaduais realizaram suas homenagens.

Criada pela Resolução Legislativa nº 319/2002, a premiação reconhece pessoas que, por meio de sua atuação profissional, contribuíram para o desenvolvimento e valorização da sociedade amazonense.

Para Débora Menezes, a indicação da magistrada é um reconhecimento a todo trabalho desenvolvido nas áreas da infância, juventude cível e infracional no Estado do Amazonas.

“A juíza Scarlet iniciou no poder judiciário atuando no interior do nosso Estado desde 2015, auxiliando as famílias e fortalecendo à rede de proteção à criança e ao adolescente. É um trabalho que merece todo nosso reconhecimento”, destacou.

Scarlet Viana afirmou que recebeu com surpresa a indicação e reforçou que ninguém atua sozinho para garantir os direitos do público infanto-juvenil, mas que é preciso união de esforços.

“Essa indicação reforça o compromisso da deputada Débora na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Recebo com muita alegria em nome de todas as pessoas que compõem à rede de proteção. A defesa da criança e do adolescente não se faz sozinho e se estou recebendo este reconhecimento é porque cada um dos atores da rede contribuiu para eu estar aqui hoje”, comentou.

Biografia

Scarlet Braga Barbosa Viana é manauara e atua como juíza de Direito titular da 7ª Vara Criminal de Manaus e, de forma cumulativa, atribuições no Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus.

Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pós-graduada em Direito Público e Direito Processual Civil pela Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB – AM), é também mestranda em Direito pela Universidade de Brasília (UNB).

Desde o ingresso na magistratura em 2015, atuou no interior do Amazonas em mais de 10 Comarcas, exercendo as atribuições na área da infância e juventude cível e infracional.

A magistrada também foi juíza eleitoral nas 6ª, 7ª, 8ª, 21ª e 22ª Zonas Eleitorais, tendo presidido eleições municipais e gerais, inclusive suplementares.

Compartilhar este artigo