Prefeitura de Manaus participa da 4ª Feira Amazonense de Matemática com Projeto de Educação Financeira da EJA

Reporter da Cidade

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino, foi um dos destaques no encerramento da 4ª Feira Amazonense de Matemática, realizada, nesta quarta-feira, 6/11, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Oeste. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou o projeto da escola municipal Sara Barroso Cordeiro, intitulado “Matemática Financeira na EJA: Aprendendo a Planejar o Orçamento Doméstico com a Criação do Jogo da Vida Amazônico”.

A proposta utiliza uma abordagem prática e lúdica para ensinar educação financeira aos alunos da EJA. Desenvolvido ao longo dos anos, o projeto foi criado para ensinar conceitos de educação financeira, por meio de uma ferramenta interativa que facilita o planejamento financeiro e a conscientização sobre a importância de gerenciar o orçamento familiar.

O aluno Antônio Moraes do Nascimento, de 39 anos, compartilhou a transformação que o projeto proporcionou em sua vida. “Esse projeto foi criado para nos ensinar sobre educação financeira. Muitos de nós, que vivemos de salário ou aposentadoria, não fomos ensinados a poupar ou a fazer um ‘pé de meia’. Aprendi a saber quando poupar, a importância de avaliar um empréstimo e como guardar para emergências, como problemas de saúde ou consertos em casa”, afirmou.

O coordenador de matemática da EJA, Manoel Brilhante, ressaltou a relevância de projetos como esse para a formação dos alunos. “O ‘Jogo da Vida’ ajuda nossos alunos a compreenderem o valor de gerenciar suas finanças e tomar decisões conscientes. Muitos de nossos estudantes são chefes de família, e essa formação em matemática financeira os empodera a construir um futuro mais seguro e independente”, destacou.

Francisco Feitosa, coordenador da feira, comentou sobre a importância da participação da EJA no evento.

“A presença da EJA na Feira Amazonense de Matemática reforça nosso compromisso com a inclusão e a valorização do aprendizado em todas as fases da vida. Essa participação nos lembra que a matemática pode transformar realidades, dando a todos, independentemente da idade, a chance de aprender e crescer. A feira é um espaço de troca, onde a experiência de cada um enriquece a todos”, concluiu.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://www.flickr.com/photos/195351499@N06/albums/72177720321758958/with/54121151203

Compartilhar este artigo