A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai participar do 9º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontecerá em Brasília (DF), de 28 a 30 de novembro.
Entre as dinâmicas para o evento estão palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, atividades, entre outras ações com o grupo da InRede.
O encontro vai dar continuidade aos trabalhos da rede, iniciada em 2022, com representantes de municípios de todas as regiões brasileiras buscando planejamento integrado e sustentável de cidades para fortalecimento dos institutos.
O encontro acontece em parceria com o Ministério das Cidades, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, além da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).
Durante o evento, o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, e o diretor de Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, vão participar de mesas-redondas sobre governança e planejamento; parcerias e oportunidades; o futuro das cidades, desafios e soluções; e da Assembleia Ordinária da InRede. Manaus ocupa o cargo de vice-presidência no grupo.
A abertura do encontro terá a presença do ministro das Cidades (MCID), Jader Barbalho Filho. As atividades contarão ainda com a presença de prefeitos, parlamentares, convidados internacionais, organizações parceiras e representantes de ministérios federais.
No dia 30, o 9º Encontro InRede terminará com visita técnica tendo como foco “Brasília em perspectiva – planejamento urbano e realidades sociais”.
“O encontro tem o objetivo de reunir tanto os institutos de planejamento ou as secretarias de planejamento, em conjunto com os parceiros, para colocar em pauta desafios e soluções para as cidades, visando justamente o futuro, alinhado com as agendas internacionais. E uma das pautas urgentes é a de mudanças climáticas, que estão batendo na nossa porta diariamente. E aqui, na nossa região, vivemos os extremos de grandes cheias recordes e ainda maiores secas nunca antes vistas nos últimos cem anos”, comentou Pedro Paulo Cordeiro.
Objetivo
O encontro nacional busca engajar novos municípios, promover a troca de experiências e o fortalecimento da cultura do planejamento urbano, com o compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais.
A InRede fortalece a cultura do planejamento urbano nos municípios brasileiros, promovendo não só a criação de novos institutos, mas também o debate e o protagonismo do planejamento urbano para melhor alinhamento com agendas globais, como a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.
O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nesta missão.
— — —
Texto – Claudia do Valle/ Implurb
Fotos – Divulgação