Programa Ilumina+ Amazonas chega a Amaturá, que vai receber 638 pontos de LED

Redacao
Por Redacao

Serão instaladas 539 luminárias na sede do município e 99 na comunidade Nova Itália

O município de Amaturá (distante 909 quilômetros de Manaus) vai receber iluminação pública moderna pelo Programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) vai instalar 638 pontos de LED na cidade, sendo 539 na sede e 99 na comunidade Nova Itália.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, os serviços estão previstos para iniciar na próxima quinta-feira (10/10) no município, que conta com uma população de aproximadamente 11 mil pessoas. “Amaturá será o próximo contemplado com iluminação pública de qualidade, mais econômica, com maior eficiência energética e menor impacto ambiental”, destacou.

O secretário ressalta, ainda, que o programa está proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas que moram no interior do Estado. “O LED também proporciona um ganho social muito grande para a população do interior, que agora pode ocupar os espaços públicos à noite, e o comércio pode estender o horário de funcionamento”, ressaltou.

O Ilumina+ Amazonas substitui, por LED, lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior. O programa já foi executado em 43 municípios e 204 comunidades rurais e indígenas, com a implantação de mais de 80 mil pontos de iluminação.

No momento, três municípios estão recebendo os serviços do Ilumina+ Amazonas: Barcelos (1.247 pontos), zona rural de Presidente Figueiredo (193) e Lábrea (2.119). Esta semana, o programa foi concluído em Humaitá, que recebeu 1.262 pontos de LED.

Além de Amaturá, o programa está prestes a iniciar as atividades em mais dois municípios: Tonantins e na zona rural de Iranduba, beneficiando as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Ramal do Jandira, Ramal do Uga-Uga e Unidos do 26.

Compartilhar este artigo