Uma Audiência Pública organizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Procuradoria Especial da Mulher, será o palco para o lançamento da campanha Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada – no Estado. A atividade acontece nesta quinta-feira, dia 19/9, a partir das 10h, no plenário Ruy Araújo.
A campanha Feminicídio Zero foi lançada no dia 7/8 pelo Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A campanha nacional marca o “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher e o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Conforme o Ministério das Mulheres, entre os objetivos da campanha Feminicídio Zero estão conscientizar a população e reforçar o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – como canal para busca de ajuda, informações e registro de denúncias.
No Amazonas, a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam também é canal de denúncias e acolhimento psicossocial e jurídico por meio do WhatsApp (92) 99400-0093.
“A Assembleia Legislativa, que vem desenvolvendo um excelente trabalho na rede de proteção à mulher por meio da Procuradoria Especial da Mulher, também faz parte desse grande esforço que busca reduzir a zero o número de feminicídios no País. A chegada da campanha ao nosso Estado é um marco na luta das mulheres, pois coloca o Amazonas como protagonista no combate ao feminicídio”, destaca a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), procuradora Especial da Mulher da Aleam.
Agenda extensa
A programação da ministra Cida Gonçalves na capital amazonense é extensa. Às 8h, visita o canteiro de obras da Casa da Mulher Brasileira (Rua Major Isidoro, s/nº, bairro Petrópolis) junto com a deputada Alessandra Campelo, a equipe da Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo e as secretárias Jussara Pedrosa (Sejusc) e Kely Patrícia Paixão (Seas) e outras autoridades.
Na sequência, às 10h, a comitiva se desloca à Assembleia Legislativa, onde está programada a Audiência Pública da campanha Feminicídio Zero, que contará com a Rede de Proteção à Mulher no Amazonas, autoridades e movimentos sociais de mulheres.
No mesmo ato, haverá a assinatura do termo de cooperação técnica entre a presidência da Aleam, a Procuradoria Especial da Mulher e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) para levar a campanha Feminicídio Zero aos estádios de futebol do Amazonas.
Depois da Audiência Pública, por volta das 11h, a ministra Cida Gonçalves concederá entrevista coletiva à imprensa junto com a deputada Alessandra Campelo e mulheres assistidas pela Procuradoria da Mulher na pauta do Feminicídio (mães de vítimas).
A última atividade do dia acontece às 14h, no auditório Cônego Azevedo – térreo da Aleam, onde a ministra Cida Gonçalves se reúne com Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e a Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa para tratar de outros assuntos pertinentes ao tema.