Governo Presente: Fapeam leva projeto de preservação da floresta e biodiversidade amazônica a zona leste de Manaus

Redacao
Por Redacao

Também foram realizadas atividades lúdicas e educativas de popularização da CT&I

Foto: Divulgação Fapeam

A importância da preservação da floresta e da biodiversidade amazônica foram os temas levados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), neste sábado (14/9), para a 14ª edição do Programa Governo Presente. O evento ocorreu na Escola Estadual Ernesto Penafort, no bairro São José Operário, zona Leste de Manaus.

A iniciativa que faz parte do projeto ‘Brincando se aprende: a importância da floresta e biodiversidade amazônica’, amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Genoveva de Azevedo, tem o objetivo de informar e trazer reflexão sobre os ganhos e perdas que ocorrem no ecossistema, com a manutenção ou derrubada da floresta, com uma linguagem acessível e interativa.

Foto: Divulgação Fapeam

Durante a ação, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que os projetos levados pela Fundação são todos fomentados pelo Governo do Amazonas, com recursos públicos do tesouro estadual, e divulgar os resultados das pesquisas para sociedade é algo fundamental.

Na ocasião, Perales enfatizou ainda que o projeto apresentado, hoje, pela Fapeam, na linha de popularização da ciência, tem uma dimensão educativa importante, além de trazer temas atuais como a questão das queimadas e estiagem.

“Temos todo um trabalho lúdico feito de sensibilização e de conscientização. A Fapeam presente junto a outras secretarias do estado mostra o trabalho e o comprometimento do Governo do Estado ” acrescentou a diretora-presidente da Fapeam.

Foto: Divulgação Fapeam

Materiais Lúdicos

Jogos de tabuleiro sobre ‘O que se ganha com a floresta em pé’ e ‘O que se perde com a floresta no chão’ foram alguns dos materiais lúdicos e educativos levados para o estande da Fapeam durante a ação.

“O brincar e o lúdico promovem um aprendizado mais prazeroso, por meio de jogos você sensibiliza, informa, envolve o estudante para pensar sobre a sua relação com os ambientes e estimula o senso de corresponsabilidade, no caso, o porquê manter a floresta amazônica viva”, disse a pesquisadora do Inpa, Genoveva de Azevedo, coordenadora do projeto.

Segundo Genoveva, diversas ações de popularização da ciência já foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental e Médio tanto na capital quanto na região metropolitana de Manaus, com temáticas que envolvem gases de efeito estufa e queimadas, por exemplo. Atualmente, a atividade “O que eu vejo no Bosque da Ciência”, como legado do POP CT&I, envolve os visitantes numa experiência imersiva sobre a fauna e flora presente nesse fragmento florestal.

Foto: Divulgação Fapeam

Mais popularização

Além do projeto de pesquisa, a Fapeam também levou para o seu estande as ações desenvolvidas em prol da popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado. Entre as atividades estão as ofertas de editais públicos destinados para área de CT&I, jogos lúdicos e interativos voltados para crianças e adolescentes.

Os visitantes também conheceram pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, por meio dos Portflólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, Vol. 01, 02, 03 e 04, que juntos somam 200 pesquisas desenvolvidas, nas diversas áreas do conhecimento, na capital e no interior do estado.

Compartilhar este artigo