Comandante Dan afirma que a trafegabilidade da BR-319 deve ser acompanhada pela segurança ambiental

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (11/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Comandante Dan (Podemos) repercutiu as boas notícias oriundas da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Manaus quanto à BR-319. Ele lembrou que a trafegabilidade deve vir acompanhada da segurança ambiental.

“Estamos num ano eleitoral. É necessário assegurar que as promessas se tornem fatos efetivos. Não adianta falar de trafegabilidade sem garantir a segurança ambiental à área de influência da estrada. Os possíveis danos ambientais têm sido o principal argumento contra a pavimentação. Mas, a autoridade tem a obrigação de garantir a trafegabilidade e a segurança ambiental”, afirmou em seu discurso o parlamentar.

Ele lembrou que o poder de polícia contra os crimes ambientais reside na União e nos Estados, que precisam exercer suas autoridades. Dan Câmara falou, ainda, da necessidade da segurança pública da BR.

“Numa Amazônia tomada pela pirataria dos rios e pelas facções criminosas transnacionais, precisamos de uma ação integrada preventiva para que a via não se torne mais um eixo de roubo de cargas e narcotráfico, mas cumpra o objetivo de integrar o Amazonas ao restante do Brasil. Precisamos de um programa de cooperação federativa entre os três Estados impactados pela estrada, os municípios e a União. Sozinhos não conseguiremos nada”, declarou Comandante.

O deputado tem várias propostas de requerimentos indicativos aos Governos Federal e Estadual, e aos respectivos órgãos competentes, sobre soluções para a BR-319 em amplo aspecto.

#SolucionaBR319

Na terça-feira (11/9), o deputado realizou reunião com órgãos estaduais e federais para apresentação do plano do Movimento Soluciona BR-319.

“O primeiro ato do Movimento será o Brado Cidadão pela reconstrução da ponte do rio Curuçá e por justiça às vítimas do desabamento, mas o ‘Soluciona BR’ é um esforço contínuo coletivo em favor da estrada, que perpassa a questão do pavimento asfáltico e alcança aspectos ambientais e cidadãos”, finalizou Dan.

No próximo dia 28 de setembro, às 10h, nas ruínas da ponte do rio Curuçá, acontecerá o Brado.

 

   

Compartilhar este artigo
Leave a comment