Fapeam apresenta projetos na área de empreendedorismo de base tecnológica na 1ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam

Redacao
Por Redacao

Além dos projetos inovadores, a Fapeam também apresentou aos visitantes os avanços e conquistas para área de CT&I

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam

Projetos na áreas da tecnologia e no segmento de cosméticos e alimentos fomentados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estiveram em exposição, na quarta-feira (04/09), durante o último dia da Feira de Negócios e Inovação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O evento ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Intitulado “Marketplace inteligente com serviço de gestão e comercialização da produção rural com rastreamento por blockchain”, o projeto amparado via Programa Centelha Amazonas 2, desenvolvido pela startup Selva-Amazonic Blockchain Ecosytem, está em andamento e tem o objetivo de criar uma plataforma digital que facilite a comercialização e gestão da produção rural, garantindo transparência e segurança, por meio do rastreamento de produtos por tecnologia blockchain.

A tecnologia será usada para registrar e monitorar todas as etapas das cadeias produtivas, desde a origem dos produtos até sua comercialização, o que irá proporcionar maior confiabilidade e eficiência no processo.

“O projeto traz diversos benefícios, incluindo transparência e confiabilidade, diminui o risco de fraudes e manipulação de informações sobre a cadeia produtiva”, disse Rafael Veiga Paixão, coordenador do projeto.

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de validação do Mínimo Produto Viável (MVP) com instituições parceiras.

Macarrão Amazônico

Outro projeto que esteve na exposição foi “Fabricação de macarrões amazônicos veganos e sem glúten”, coordenado pelo empreendedor, Julio Sá, e desenvolvido no âmbito do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 01/2023, da Fapeam, em parceria com o Sebrae. Os produtos que são veganos e sem glúten levam sabor amazônico com macarrões produzidos utilizando frutos da região como tucumã e açaí.

“O nosso objetivo é levar saudabilidade às pessoas, gerando uma experiência amazônica. O nosso diferencial é que o nosso produto, dentro do universo da saudabilidade de macarrões tem muito menos carboidrato e mais proteína e vitamina. Isso torna o nosso produto atrativo” enfatizou o empreendedor.

Cosméticos

No segmento de cosméticos a empresa Amakos da Amazônia apresentou os produtos feitos à base de copaíba com efeito anti-inflamatório e antienvelhecimento, cuja proposta é alinhar a ciência verde, tecnologia e produtos amazônicos. O projeto recebeu fomento do Programa Inova Amazônia Módulo Tração – Edital Sebrae/Confap Nº 01/2023.

“A Amakos é uma startup de bioeconomia. Desenvolvemos produtos utilizando insumos amazônicos. Hoje temos três linhas no mercado, que é a linha de copaíba, linha de cacay e sangue de dragão, com sérum facial, creme facial e loção corporal”, disse David Matos, que integra a equipe do projeto.

Popularização da Ciência

Além dos projetos inovadores, a Fapeam também apresentou aos visitantes os avanços e conquistas para área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). De 2019 a 2023, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 730 milhões para área.

O público que visitou o estande também teve a oportunidade de conhecer os editais abertos, as ações de popularização da ciência, assim como outras pesquisas apoiadas pela instituição, por meio dos Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisa do Amazonas Vol. 01, 02, 03 e 04.

Sobre a Feira

A Feira de Negócios e Inovação é um evento em alusão aos 25 anos da Afeam, destinada ao público em geral, e visa promover tanto um ambiente de negócios, acesso ao crédito, expositores de clientes e parceiros técnicos em diversos segmentos do agronegócio, indústria, comércio e serviços, quanto atividades voltadas para o turismo e espaço gastronômico, além das feiras: de artesanato, dos povos indígenas e produtos regionais.

Compartilhar este artigo