Posse do amazonense Mauro Campbell Marques como novo corregedor nacional de Justiça acontece nesta terça-feira (03/09)

Redação
Por Redação

Cerimônia de posse acontecerá no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, com transmissão pelo canal do CNJ na plataforma YouTube.


 

Em cerimônia que acontecerá no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, nesta terça-feira (03/09), às 10h (às 9h, no horário de Manaus) o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, toma posse como novo corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024/2026, em substituição ao ministro Luis Felipe Salomão.

Campbell teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por unanimidade, no dia 19 de junho deste ano, para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2026. A nomeação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 31 de julho.

A Corregedoria Nacional de Justiça é responsável pela orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correicional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos e dos serviços extrajudiciais do País.

Na última quarta-feira (28/08), em seu último dia no colegiado de direito público antes de tomar posse como corregedor no CNJ, Mauro Campbell recebeu as homenagens dos integrantes da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça. A sessão da semana passada marcou a chegada da ministra Maria Thereza de Assis Moura ao órgão julgador, após presidir o STJ entre 2022 e 2024.

Na oportunidade, diante de sua esposa e filhos, que acompanharam a sessão, Mauro Campbell Marques falou sobre o início da sua atuação na Primeira Seção do STJ, quando faziam parte do colegiado, entre outros, os ministros Luiz Fux (hoje no Supremo Tribunal Federal) e Teori Zavascki (falecido) e a ministra aposentada Eliana Calmon.

Segundo o ministro, seu trabalho de 17 anos no STJ só foi possível graças aos servidores e às servidoras de seu gabinete. “A eles atribuo a minha gratidão mais profunda, por indicarem meus erros e, assim, evitá-los ou repará-los em tempo”, comentou.

Ao mencionar alguns julgados marcantes de todo esse período, Campbell ressaltou a atuação do colegiado na preservação do meio ambiente. “A nossa forja, de onde viemos, explica muito a conduta que temos na bancada julgadora. A minha gratidão aos povos da floresta, especialmente ao povo de Manicoré (AM), que começou a tecer o operador do direito ao tempo em que fui promotor de Justiça naquele município”, concluiu.

Natural de Manaus, Mauro Campbell Marques formou-se em Direito pelo Unibennett – Centro Universitário Metodista Bennett. É o atual diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), além de integrar a Corte Especial, a 1.ª Seção e a 2.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Após tomar posse como ministro do STJ, em 17 de junho de 2008, em vaga destinada ao Ministério Público, já exerceu os cargos de corregedor-geral da Justiça Federal; ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral e corregedor-geral da Justiça Eleitoral brasileira.

O ministro já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição no Amazonas por três vezes, sempre eleito pelos seus pares.

 

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz o registro fotográfico do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, que toma posse neste terça-feira (03/09) como novo corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024/2026, em substituição ao ministro Luis Felipe Salomão.

  

Texto: Paulo André Nunes

Foto:  Ricardo Lima / TJPA

Revisão textual: Joyce Desideri Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: divulgacao@tjam.jus.br

(92) 99316-0660

Compartilhar este artigo