Há 42 minutos
Serviço faz parte Programa Ilumina+ Amazonas e é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)
O Governo do Amazonas já beneficiou 96.372 mil pessoas do município de Parintins com a implantação de iluminação pública de LED, por meio pelo Programa Ilumina+ Amazonas. Os serviços, que foram iniciados em 2022, pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), abrangem as áreas urbana e rural da cidade.
Ao todo, o Ilumina+ Amazonas já instalou 9,2 mil pontos de LED na ilha Tupinambarana, sendo 5.613 mil pontos na sede do município e 3.389 mil pontos na zona rural, alcançando comunidades ribeirinhas e indígenas.
Em 2022, o programa já havia substituído toda a iluminação pública da sede do município pelas luminárias modernas de LED, que são mais econômicas e iluminam mais, contribuindo com a segurança e o meio ambiente.
Em uma nova etapa do programa na cidade, cerca de 86 comunidades estão sendo alcançadas. “Parintins foi um dos primeiros municípios a ter toda a área urbana iluminada com LED e será o primeiro a ter a praticamente toda a zona rural alcançada pelo programa. É um grande legado para os moradores da zona rural que terão suas comunidades bem iluminadas e mais seguras durante a noite”, observa o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.
Foto: Divulgação/SECOM
Mais da metade das comunidades previstas para receberem o LED nessa nova etapa já foram beneficiadas, entre elas, estão: Santo Antônio do Tracajá, Maranhão, Boa Esperança do Zé Açu, Peniel e as comunidades da Região do Mamurú (Terra Preta, Simeão, Ponta Alta e São Pancrácio), além das áreas indígenas Monte Betel, São Francisco, Nova Alegria, Vila da Paz, Monte Carmelo, Vila Batista e Nova Galileia, na região do rio Uaicurapá.
Economia e segurança
O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.
Ao levar iluminação de qualidade ao interior, o Governo do Amazonas promove mais segurança, impulsiona a economia local e proporciona redução na conta de luz das prefeituras. A meta do Governo do Amazonas é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA). Desde 2022, o programa já alcançou 42 municípios e segue avançando.
As luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior. Ruas mais iluminadas contribuem com a segurança das cidades.
Foto: Divulgação/SECOM
A iluminação de LED também reduz o impacto ao meio ambiente. Um dos efeitos benéficos, nesse sentido, é que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado. Com a implantação do programa Ilumina+ Amazonas, o consumo de combustíveis fósseis irá reduzir nos municípios.