O deputado estadual João Luiz (Republicanos) indicou ao governador Wilson Lima (UB) que o Estado crie pontos de estocagem e distribuição de alimentos e medicação voltados à população do interior do Amazonas como medida de enfrentamento à estiagem, por meio do Requerimento nº 2.517/2024.
“A importância de se antecipar às consequências da estiagem, verificando a viabilidade de criar pontos estratégicos para centros de distribuição de alimentos e medicação para atender a população mais atingida é imprescindível”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar destaca que a seca severa que atingiu a Amazônia em 2023 produziu uma tragédia humana e ambiental na região.
A seca no Amazonas afetou cerca de 633 mil pessoas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil a época, sendo que das 62 cidades do Estado, 59 entraram em situação de emergência por causa da estiagem.
“Junto com a seca vieram fortes ondas de calor. No lago Tefé, por exemplo, a temperatura da água chegou a impensáveis 39,1 graus Celsius no dia 28 de setembro, provocando a morte de peixes e dezenas de botos e tucuxis. Essa indicação é uma forma de prevenção e ajuda para o povo do interior do Estado”, concluiu o republicano.