Finais do Badminton e do Tênis de Mesa marcam terceiro dia de competição no JEAs

Redacao
Por Redacao

Mais de dez alunos da rede estadual foram medalhistas nas competições

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

No terceiro dia de competição, alunos atletas dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) disputaram as eliminatórias e as etapas finais nas modalidades Tênis de Mesa e Badminton, respectivamente. Dos 16 classificados nas categorias juvenil masculino e feminino de Badminton, 11 são alunos da rede estadual. As competições nas modalidades aconteceram durante toda a sexta-feira (19/07).

Para o vencedor do 1º lugar na categoria juvenil masculino de Badminton, Gustavo Cruz, 15, o bom desempenho na competição veio por meio dos treinos e da responsabilidade com o esporte. Aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Alfredo Pessoa, Gustavo é o atual campeão da categoria sub-15 nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

“Bastante treino durante um mês e meio, todos os dias, nos horários após a aula, às vezes aos sábados, com muito treino, dedicação e responsabilidade para chegar aqui e ter esse ótimo resultado”, declarou o atleta.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Vencedora do 2º lugar nos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2023, a atleta Kamile Eduarda Cortez, 15, aluna da Escola Estadual (EE) Presidente Castelo Branco, levou medalha de bronze na categoria juvenil feminino. A jovem estava confiante nos jogos da fase de eliminatórias.

“Eu vim treinando, eu acho que vou conseguir jogar bem, fazer o que eu treinei, e acho que vou conseguir chegar nos jogos finais”, afirmou a competidora antes de entrar em quadra.

Ao todo, este ano, 108 atletas competiram no Badminton, maior número de estudantes inscritos em todas as edições do JEAs. Para o coordenador da modalidade, Waldir Soares dos Santos, o crescimento representa a ascensão do esporte no estado.

“É um esporte que vem crescendo e ganhando força. Esse ano nós tivemos esse recorde de inscrições. Esperamos que a gente possa levar o nome do Amazonas cada vez mais para o cenário nacional”, completou Waldir.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Medalhas

Com os resultados, foram medalhados, na categoria Juvenil Masculino, os alunos da rede estadual Gustavo Manoel Carvalho Cruz, Pedro Henrique Oliveira Palheta, do Ceti Sérgio Alfredo Pessoa; Madson Barbosa Andrade, da EE Cacilda Braule Pinto; e Vinicius Ferreira Fernandes, da EE Josué Cláudio de Souza.

Já na categoria Juvenil Feminino, foram medalhadas as alunas Emily Jheniffer Bezerra, da EE Josué Cláudio de Souza; Kamile Eduarda Cortez de Souza, da EE Castelo Branco; e Yandra Vitória de Souza Santos, da EE Alexandre Montoril.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Eliminatória Tênis de Mesa

Em todas as categorias, 287 atletas disputam na modalidade Tênis de Mesa nesta edição do JEAs. Na categoria Infantil Masculino 1 e 2, 76 competiram nesta sexta-feira (19/07) e 16 foram classificados. Na categoria 2, dois atletas da rede estadual receberam medalhas de bronze: Gabriel Pereira Pinto, da EE Waldoke Frieck de Lyra, e Vinícius dos Santos Oliveira, da EE Adelaide Tavares de Macedo.

Segundo o coordenador da modalidade, Mateus Nunes, a competição é de suma importância para os estudantes, pois a partir dos resultados, os alunos têm a oportunidade de participar de outros campeonatos, como o JEBs e os Jogos da Juventude.

“Lá eles vão poder disputar o campeonato nacional e, obtendo um resultado significativo, eles podem até participar de um campeonato mundial no ano de 2025”, finalizou o coordenador.

Classificados

Além dos atletas Gabriel e Vinícius, ainda na categoria 2, também foram classificados os alunos Murilo da Silva Almeida, do Ceti Pedro Falabella; Luiz Cezar Ferreira da Costa Filho e Randerson Samuel dos Santos, do Ceti Áurea Braga.

Na categoria 1 foram classificados os atletas Samuel Youtti Namura Abreu, da Eeti Djalma Batista; e Victor Hugo da Silva Auzier, do Ceti Elisa Bessa Freire.

Compartilhar este artigo