Prefeitura de Manaus contabiliza quase 20 mil atendimentos em 7ª edição do ‘Manaus Mais Cidadã’, na zona Oeste

Redação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 22/6, a 7ª edição da ação “Manaus Mais Cidadã”, no bairro Compensa 2, na zona Oeste. O mutirão teve início às 8h30, disponibilizando mais de cem serviços gratuitos para a população. Ao longo do dia, quase  20 mil atendimentos foram realizados na escola municipal Santa Elvira Borges.

O evento contou com a participação de secretarias municipais e estaduais, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e outras entidades do poder público, reforçando o compromisso da gestão municipal em assegurar qualidade de vida e dignidade para todos.

“Por meio dessa ação, estamos promovendo uma maior cidadania em Manaus, garantindo que os serviços essenciais estejam acessíveis nos bairros. Esta colaboração multissetorial permite que uma ampla gama de atendimentos seja oferecida diretamente aos comunitários, promovendo o bem-estar social em nossa cidade. Ao centralizar em um único espaço, conseguimos agilizar significativamente os processos, reduzindo o tempo de espera e atendendo de forma mais eficaz às necessidades da população”, destacou a titular da Semasc, Dermi Rayol.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se aqueles voltados ao Cadastro Único, licenciamento de veículos, atendimentos de saúde, assistência social e assessoria jurídica.

Variedade de serviços

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou desta edição, oferecendo serviços de saúde, como atendimento odontológico, oftalmológico, ginecológico, vacinação, pediatria, entre outros.

O titular da Semsa, Djalma Coelho, ratificou a importância do mutirão de serviços, enfatizando que essa colaboração assegura maior proximidade aos moradores.

“O programa Manaus Mais Cidadã é um exemplo evidente de intersetorialidade em apoio à sociedade. Na policlínica Dr. Djalma Batista, é notável a participação das pessoas em uma variedade de serviços, como consultas clínicas, consultas de enfermagem, realização de testes rápidos, consultas com cardiologistas e infectologistas, eletrocardiogramas, entre outros. Estamos felizes em colaborar com a Semasc, levando esses atendimentos essenciais à comunidade”, reforçou.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) ofereceu serviços como emissão de credenciais de estacionamento e esclarecimentos sobre gratuidade para estudantes. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas de educação para o trânsito, incluindo jogos educativos para crianças e adolescentes.

O morador Aguinaldo Gonçalves da Silva, 44 anos, recebeu sua credencial de estacionamento e elogiou a iniciativa. “É muito positivo não precisar se deslocar até a sede, pois o serviço é oferecido aqui mesmo no bairro. Para quem tem dificuldade de locomoção, é uma grande vantagem poder tirar o documento localmente”, frisou.

A dona de casa Maria Leite, 28 anos, destacou o atendimento em relação ao Cadastro Único, demonstrando a eficiência que recebeu ao atualizar seus dados. “Gostei muito! O atendimento foi rápido. Uma proximidade a mais, em vez de você ir até lá, o serviço vem até você, refletindo a importância desse trabalho que vem sendo realizado por vocês na cidade”, ressaltou.

A comunitária Raimunda Oliveira, 62 anos, expressou a gratidão pela oportunidade de regularizar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e acesso ao suporte jurídico.

“Estou muito emocionada e grata pela oportunidade de regularizar o IPTU, algo que já vinha buscando há muito tempo. O atendimento no Cras foi excepcional, pude conversar com a advogada, proporcionando uma sensação de alívio e esperança. Agradeço a todos os envolvidos”, concluiu.

Parceiros

Coordenado pela Semasc, o programa “Manaus Mais Cidadã” conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Administração e Planejamento (Semad), de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), de Relações Institucionais e Promoção de Igualdade Racial (Semuripir) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Fundação Manaus Esporte (FME), da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Fundação Dr. Thomas (FDT), da Casa Militar, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da Amazonas Energia, do Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios em Manaus e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

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Texto – Igor Costa/Semasc

Foto – Valdo Leão/Semasc

Disponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjBwnBt

  

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